A Globeleq e a Source Energia, as duas empresas que compõem a estrutura accionista da Central Eólica de Namaacha (CEN), acabam de obter permissão para concessionar por um período de 28 anos a primeira central eólica de Moçambique, localizada em Namaacha, na província de Maputo. O projecto está avaliado em 270 milhões de dólares (17 mil milhões de meticais).
De acordo com um decreto do Conselho de Ministros, de 9 de Agosto, trata-se de uma parceria público-privada, que prevê a geração e venda da energia eléctrica produzida naquela central à rede eléctrica nacional.
O mesmo documento autoriza a participação da estatal Electricidade de Moçambique (EDM) na estrutura accionista da concessionária, com uma quota de 5%, “em representação do Estado”.
“A construção desta central eólica deverá arrancar no segundo semestre deste ano e vai permitir, durante o período de concessão, o aumento da capacidade de produção de energia eléctrica instalada em Moçambique e da segurança de fornecimento e, simultaneamente, a diversificação das fontes utilizadas na produção de energia”, recordou.
Em termos específicos, do total da verba, 230 milhões de dólares (14,5 mil milhões de meticais) serão destinados para a construção da central eólica e os restantes 40 milhões de dólares (2,5 mil milhões de meticais) para a edificação de uma linha de transporte de electricidade de 40 quilómetros, entre os distritos de Namaacha e Boane.
“Este projecto vai permitir a criação de emprego e oferta de formação para as comunidades locais e ainda contribuir para o desenvolvimento económico do País, através da geração de receitas fiscais para o Estado”, sublinhou o decreto.
“O projecto, que tem previsão de conclusão em dois anos, é um marco para o sector energético do País e reflecte o potencial de Moçambique no aproveitamento de energias renováveis, contribuindo para a sustentabilidade e resiliência da rede eléctrica nacional”, destacou.
A CEN tem na sua base acionista a Globeleq Africa Ltd e a Source Energia.
A Globeleq, fundada em 2002, é uma empresa com experiência vasta no desenvolvimento e implementação de projectos de energia em África. Possui actualmente activos operacionais na Tanzânia, Costa do Marfim, África do Sul, Camarões e Quénia. Sendo detida conjuntamente pelo Grupo CDC plc (70%) e a Norfund (30%) (instituições financeiras de desenvolvimento do Reino Unido e Noruega), a Globeleq está focada exclusivamente em África e tem experiência no desenvolvimento e operação de geração de energia eólica, solar, petróleo e gás natural, continua a desenvolver projectos renováveis e convencionais em todo o continente.
Já a Source Energia, fundada em 2018, é uma plataforma diversificada de energias renováveis focada no desenvolvimento, gestão, operação e manutenção de projetos de grande e pequena escala dentro e fora da rede na África Lusófona.