Os seguros unit linked (ou seguros ligados a fundos de investimento) são seguros de vida de capital variável, em que o valor a receber pelo beneficiário depende, no todo ou em parte, de um “valor de referência” constituído por uma ou mais “unidades de participação” (UP).
Assim, quanto mais investir, mais unidades de participação terá e mais ganhará se o investimento tiver rendimento.
Este investimento pode ser constituído por diversos tipos de activos como acções, obrigações, instrumentos financeiros derivados, fundos de investimento como hedge funds (fundo de cobertura), matérias-primas (como ouro e outros metais preciosos, cereais ou petróleo), taxas de câmbio ou taxas de juro.
Dado que estes activos têm flutuações no seu valor, o rendimento vai depender das mesmas. No entanto, o risco do investimento é parcial ou totalmente assumido pelo tomador do seguro, ou seja, pela pessoa que contratou o produto.
O rendimento também pode não ser garantido e depende da evolução das cotações e dos mercados. Nem sempre é possível resgatar o que já poupou. Como há situações em que não há garantia de capital, pode perder o dinheiro que poupou/investiu.
Fonte: Ekonomista