O Conselho de Administração do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou um empréstimo de 13,2 milhões de dólares para melhorar o acesso à água e saneamento na Zâmbia.
A iniciativa tem por objectivo melhorar o saneamento e a higiene de cerca de 460 mil pessoas nas comunidades de Kabwe e Bauleni – cidades e distritos daquele país.
O financiamento será utilizado para reabilitar a estação de tratamento de água do Rio Mulungushi, na cidade de Kabwe, aumentando a produção para 37 500 metros cúbicos de água potável por dia. Os fundos serão também utilizados para alargar as redes de transporte e distribuição de água em mais de 70 quilómetros e instalar cinco novos furos nas zonas de captação das cidades de Kalulu e Mukobeko.
Para além do empréstimo do BAD, a iniciativa é apoiada por uma subvenção de 6,05 milhões de dólares do Programa Nexus Energia e Água da União Europeia para o país africano, que faz parte da estratégia Global Gateway da organização – um programa destinado a ajudar a enfrentar os desafios globais mais urgentes, desde o combate às alterações climáticas até à melhoria dos sistemas de saúde e ao aumento da competitividade e da segurança das cadeias de abastecimento globais.
Fonte: Energy Capital & Power