A Rede Aga Khan para o Desenvolvimento distribuiu 20 mil carteiras escolares pelas 11 províncias de Moçambique, envolvendo 172 escolas e 40 mil estudantes, disse este sábado, 10 de Agosto, à Lusa fonte da instituição.
Trata-se de um investimento de um milhão de dólares que se insere “nas duas décadas e meia de cooperação entre a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento e o Governo da República de Moçambique em diversas áreas do desenvolvimento humano para a melhoria da qualidade de vida dos Moçambicanos”, detalhou a fonte.
Das 20 mil carteiras escolares distribuídas em Julho, 11 150 foram para escolas do norte do País e só a província de Cabo Delgado recebeu 2600 carteiras, entregues a 13 escolas. Naquela província, afectada há quase sete anos por ataques de grupos insurgentes, a instituição presta apoio ininterrupto há 23 anos, tendo em 2022 beneficiado 420 habitantes em vários sectores.
A Rede Aga Khan para o Desenvolvimento trabalha em 30 países e coordena actualmente cerca de mil programas e instituições, sendo que os primeiros foram estabelecidos há um século. Emprega presentemente 96 mil pessoas em todo o mundo, das quais 1700 em Moçambique, sendo 95% moçambicanos.
O orçamento mundial anual da Rede de Desenvolvimento Aga Khan para actividades de desenvolvimento sem fins lucrativos é de cerca de mil milhões de dólares.
A instituição explica que o Fundo Aga Khan para o Desenvolvimento Económico gera receitas anuais no valor de 4,5 mil milhões de dólares, “sendo que estas não são distribuídas, mas sim reinvestidas internamente e na totalidade em actividades de desenvolvimento, principalmente em regiões frágeis, remotas ou de pós-conflito”, como o caso de Moçambique.