O Zimbabué colocou em funcionamento uma nova conduta de água no valor de 48,1 milhões de dólares para abastecer a sua maior central eléctrica, aliviando as preocupações de escassez de energia nacionais.
A conduta de 42 quilómetros, que tem vindo a ser modernizada desde 2023, transportará água do rio Zambeze para a central eléctrica de Hwange, que produz electricidade para o país. Financiado pelo Exim Bank da Índia, o projecto apoiará a expansão da central eléctrica com duas novas unidades.
O ministro da Energia e do Desenvolvimento Energético, Edgar Moyo, afirmou na cerimónia de entrada em funcionamento que o projecto irá aumentar a capacidade de produção de electricidade do país, contribuindo com mais 600 Megawatts (MW) para a central eléctrica de Hwange.
“O Zimbabué tem-se debatido com défices de energia de cerca de 600 MW devido ao aumento da procura e à seca”, referiu o representante. A fonte também lamentou o vandalismo das infra-estruturas eléctricas, que custou ao país 18 milhões de dólares desde 2016.
O novo gasoduto corre paralelo a um já existente e inclui três tomadas de água para a comunidade local. A construção começou em Outubro de 2021 e foi concluída por um empreiteiro indiano. O projecto faz parte dos esforços do Zimbabué para aumentar a sua capacidade de produção de energia e reduzir a dependência das importações.
O secretário Adjunto do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Índia, Puneet Kundal, participou na cerimónia juntamente com o embaixador da Índia no Zimbabué, Vijay Khanduja.
Fonte: Pipeline Techology Journal