O Município de Marracuene, na província de Maputo, está a apostar fortemente na mobilidade sustentável como um factor-chave para estimular o crescimento económico e social. A recém-criada autarquia está a implementar diversas medidas para melhorar a infra-estrutura de transporte, visando dinamizar as actividades comerciais locais e aumentar a produtividade, segundo informou a Agência de Informação de Moçambique (AIM).
De acordo com a informação, a necessidade de investimentos em infra-estruturas de mobilidade é uma prioridade para Marracuene, que enfrenta desafios como a ocupação irregular do solo, a falta de integração entre os diferentes modos de transporte e a ausência de infra-estruturas adequadas. Para superar esses obstáculos, a edilidade está a promover uma maior coordenação entre os diferentes actores envolvidos na mobilidade urbana, garantindo assim um sistema de transporte mais eficiente e sustentável.
Esta estratégia foi destacada pelo vereador de Actividades Económicas, Transportes, Comunicação e Trânsito, Maghivelani Simão, durante a 7.ª Edição da Semana da Mobilidade Sustentável, realizada em Marracuene. O evento, subordinado ao tema “Criando sinergias para incluir a mobilidade activa na visão metropolitana”, reuniu diversos actores-chave na mobilidade, incluindo representantes das autarquias de Boane, Matola-Rio, Manhiça, entre outras.
“A movimentação de pessoas e bens usando os diferentes meios de transporte é essencial para o funcionamento económico das cidades, influenciando directamente o acesso à educação, saúde, lazer e, sobretudo, à economia, através do acesso ao trabalho e aos mercados”, afirmou Maghivelani Simão.
O vereador destacou que o desafio actual de Marracuene é introduzir uma configuração urbana que promova e melhore os serviços públicos urbanos, resultando numa nova postura económica e social. Desde a sua criação e eleição dos órgãos municipais em Outubro de 2023, o município tem enfrentado desafios relacionados com o financiamento das suas actividades, tanto através de parcerias público-privadas como de investimento directo por parte do Estado e parceiros de cooperação.
Para superar os constrangimentos financeiros, a edilidade tem sobrevivido de receitas próprias, que ainda são insuficientes para responder às necessidades. Nos primeiros cinco meses de gestão, Marracuene mapeou e organizou o sistema de transporte, licenciou e criou praças de táxi, instalou 25 paragens, demarcou espaços para estacionamento e sinalizou vias e passadeiras.
Tal como descreve a AIM, o evento de um dia serviu para debater com tomadores de decisão e especialistas da área, numa sessão de partilha de experiências e boas práticas nacionais e internacionais, com apresentação de novos projectos e iniciativas.