O País importou no primeiro semestre deste ano oito mil toneladas de carne de frango do Brasil, um aumento significativo em comparação com as duas mil toneladas adquiridas no mesmo período de 2023.
Segundo informações do jornal notícias, citando o director de mercados na Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Luís Rua, que falava esta terça-feira, 6 de Agosto, durante a Feira Internacional sobre Proteína Animal, este crescimento das importações pode ser atribuído ao aumento da demanda e às restrições veterinárias nacionais resultantes do surto de influenza aviária na vizinha África do Sul.
Na ocasião, Rua destacou o crescimento do mercado moçambicano que aumentou a importação de carne suína, com mais de 300 toneladas disponíveis para a população no primeiro semestre deste ano.
“Moçambique é nosso 46.° destino da carne suína, numa lista liderada pela China, Filipinas e Hong Kong. Da lista dos importadores consta também Angola, com cerca de 3% da nossa produção global de 5,1 milhões de toneladas”, acrescentou.
A fonte defendeu ainda a necessidade de Moçambique rever as taxas de importações por forma que torne o produto mais acessível para a maioria da população e eleve os níveis de consumo de proteína animal.
“A nossa comparticipação no mercado moçambicano tem sido para complementar a produção local, mas acreditamos que as nossas exportações continuarão a aumentar”, cocluiu.