É comum encontrar mulheres de cabelo crespo a moldá-lo de outras formas, seja com produtos químicos para o alisar, misturando-o com mechas artificiais ou usando outras técnicas para torná-lo mais maleável. Outras vezes o objectivo é contornar os preços altos e a escassez de produtos destinados aos cuidados específicos que requer.
A jovem empreendedora Jéssica da Graça viveu na pele este dilema. Mas impulsionada pela curiosidade e pela vontade de ver o seu próprio cabelo crespo a crescer saudável, criou, em 2023, uma marca de produtos naturais designada ‘Crespa que Nem Eu’. “Sempre tive vontade de criar e ver crescer o meu cabelo e, por curiosidade, sempre segui páginas de terapeutas capilares nacionais e estrangeiros. Queria entender melhor todos os cuidados com cabelo e estudar produtos naturais de fabrico caseiro. Foi assim que, com a ajuda da minha mãe, passei a produzir alguns óleos e a usá-los”. Não passou muito tempo até que os resultados positivos começassem a aparecer. Jéssica passou a receber elogios e pedidos de outras mulheres. “Procuravam ajuda para também cuidarem do seu cabelo”, contou a empreendedora à E&M.
Como tudo começou
Jéssica começou a oferecer consultas capilares a pessoas mais próximas e a partilhar os óleos que usava, até angariar um número significativo de seguidores que pagavam para continuar a receber os cuidados desejados. A procura por óleos cresceu e, a determinada altura, decidiu transformar a sua curiosidade num negócio. Uma fonte de rendimento que carrega uma missão: “os produtos da ‘Crespa que Nem Eu’ têm a responsabilidade de ajudar as outras mulheres a ter uma rotina capilar saudável, ensinando-as a amar e valorizar os seus cabelos crespos e dar-lhes ferramentas necessárias para este processo. O nome ‘Crespa Que Nem Eu’ é um convite para as mulheres abraçarem o seu cabelo natural, como eu fiz”. Jéssica vê na actividade uma forma de transmitir um sentimento positivo. “É bom verem que, assim como eu consigo ter o meu crespo bonito e saudável, elas também podem”, explicou.
Produtos artesanais
Os produtos da marca são óleos 100% naturais, feitos de forma artesanal com ingredientes locais. O catálogo conta com três produtos já consolidados: óleo de coco, óleo de rícino e um óleo especial que leva o nome de “bomba”, feito à base de plantas como alecrim, hibisco, moringa e rícino, entre outros ingredientes, para estimular o couro cabeludo. São produtos com um efeito multifuncional que fornecem várias vitaminas, preparadas com base em frutas e ervas, para aplicação no couro cabeludo. Além dos óleos, a marca ‘Crespa Que Nem Eu’ oferece consultas capilares (ao domicílio, de forma presencial ou virtual) e dispõe de um salão especializado: o Lar das Crespas.
Sinal de emancipação
A ‘Crespa Que Nem Eu’ tem uma componente social de emancipação feminina, ajudando jovens a garantir a sua independência financeira com a revenda dos produtos, à base de comissões e brindes.
Jéssica revela que o que mais a motiva na sua marca é “ver o sorriso e a satisfação no rosto de cada cliente”. “Eu preparo cada receita e cada óleo com muito amor, como se fosse para mim mesma porque me sinto representada em cada coroa crespa que vejo”.
Texto: Filomena Bande