As empresas chinesas expressaram vontade em ajudar a Zâmbia a enfrentar a sua actual crise de electricidade, oferecendo soluções de energia alternativa, tal como apresentado na 96.ª Exposição Agrícola e Comercial que terminou segunda-feira (5) na capital zambiana de Lusaka.
Sanver Chen, director de vendas da Airumi New Energy Zambia Limited, destacou na exposição o compromisso da empresa em produzir soluções de sistemas de energia eficientes, ecológicos e estáveis a partir das suas fábricas no distrito de Chibombo, no centro do país africano.
O representante observou que a sua actual produção de baterias e inversores recentemente fabricados ajudará a aliviar a crise de escassez de electricidade no país, com planos para iniciar a produção de baterias de lítio no próximo ano.
“Sabemos que a Zâmbia está actualmente a enfrentar problemas de electricidade e queremos utilizar os nossos conhecimentos para ajudar o país com fontes de energia alternativas, como a solar”, afirmou.
Entretanto, Wind Peng, gestor de produtos do Herocean Group of Companies, sublinhou o aumento da procura dos seus produtos de energia solar, como painéis e baterias de lítio, impulsionado pelo défice de electricidade na Zâmbia. O responsável expressou a sua disponibilidade para responder às necessidades do mercado com uma gama de soluções solares.
Zhang Jingjing, director comercial da Orton Electric Group Company Limited, manifestou interesse em expandir o seu mercado de produtos energéticos na Zâmbia, à semelhança do seu sucesso no Gana. O responsável destacou a procura de parcerias locais para promover os seus produtos energéticos, tais como transformadores e equipamento de tensão na Zâmbia.
Joseph Lungu, assistente de vendas da empresa Wiltech Solar Solution Limited, reiterou a sua disponibilidade para colaborar com o Governo zambiano na utilização da energia solar para fazer face à actual crise de electricidade. Sublinhou ainda que a energia solar é fundamental para o futuro energético da nação africana, aproveitando o potencial solar do país no meio dos desafios da reduzida capacidade hidroeléctrica devido às fracas chuvas.
A Zâmbia tem incentivado activamente o investimento em fontes de energia alternativas, em particular a solar, na sequência da redução do nível da água nas centrais hidroeléctricas devido a condições meteorológicas adversas na época de 2023/2024.
As iniciativas do Governo incluem um imposto sobre o valor acrescentado com taxa zero sobre o equipamento seleccionado para projectos solares e o fornecimento de artigos relacionados com a energia solar, com o objectivo de promover um maior investimento em infra-estruturas de energia solar.
Fonte: Xinhua