Os investidores em capital de risco injectam fundos em empresas promissoras que estejam numa fase inicial, que precisam de capital para se lançarem. O valor oferecido pode ir desde quantias na casa dos poucos ou muitos milhares até aos milhões, dependendo da proposta de negócio.
Este tipo de investidores não se fica pelo discurso para os convencer e procuram avaliar a sustentabilidade a longo prazo do seu negócio antes de transferirem os fundos.
Veja em seguida algumas das coisas mais importantes que os investidores em capital de risco querem ver antes de investirem.
Um negócio que seja fácil de compreender
A indústria do investimento em capital de risco tornou-se muito competitiva. Os investidores privados são muito procurados, por isso não espere que alguém perca tempo numa empresa em fase de arranque com uma ideia de negócio vaga ou pouco clara. Os investidores em capital de risco estão à procura de ideias de negócio claramente definidas e viáveis, com o potencial de oferecerem uma boa remuneração do investimento.
Do mesmo modo, são mais susceptíveis de investir em negócios com uma boa reputação. Conseguir financiamento é difícil se, por exemplo, o seu negócio for propenso a problemas jurídicos.
Também precisa de ter um plano de contingência sólido, pois tal demonstrará aos potenciais investidores que o negócio está preparado para enfrentar quaisquer desafios económicos ou globais que possam surgir.
Uma forte equipa de liderança
Terá de demonstrar que tem uma equipa robusta enquanto estiver a atrair investidores. Estes procuram empresas que sejam geridas por pessoas com os conhecimentos e a experiências certos para a indústria em causa.
A sua equipa de gestão deve ser competente em várias áreas de negócio, incluindo o desenvolvimento de produtos ou serviços, o marketing, as vendas e a contabilidade. Deve também demonstrar elevados níveis de competência e de fiabilidade, o que criará uma impressão positiva na mente do investidor em capital de risco.
Projecções financeiras claras
Será necessário dispor de projecções financeiras credíveis antes de reunir com os investidores em capital de risco. Seja realista sobre o valor que atribui às coisas. Se possível, pondere contratar os serviços de um contabilista para o ajudar a criar e a apresentar as projecções financeiras.
Um fluxo de vendas forte e viável
Os investidores em capital de risco querem saber se as pessoas estão dispostas a comprar o que a sua empresa vende. Procuram provas de que a empresa tem um mercado potencial considerável.
Pondere fornecer um registo das vendas realizadas até ao momento e demonstre aos potenciais investidores que planeia criar e expandir um fluxo de vendas, gerar mais rendimento e fazer crescer o negócio.
Lembre-se de que, sendo ou não especialistas na indústria, os investidores em capital de risco querem ver um fluxo de vendas bem executado, e querem também aferir como os seus produtos ou serviços se destacam entre a concorrência.