A Nvidia anunciou novos esforços para desenvolver robots humanóides. A empresa apresentou um pacote de ferramentas com o objectivo de acelerar projectos no sector, incluindo simulações virtuais dentro do metaverso Omniverse.
Segundo o site TecMundo, uma das novidades é a actualização do Nvidia NIM, um conjunto de micro serviços e estruturas para simular e aprender robots e IA. É composto por contentores prontos a utilizar para reduzir significativamente os tempos de lançamento, de semanas para minutos.
Os novos micro serviços de IA podem melhorar o trabalho na plataforma Nvidia Isaac Sim e a ferramenta de fluxo de simulação que está ligada ao Nvidia Omniverse, o metaverso avançado da empresa. As soluções substituem (ou complementam) a formação na vida real pelas experimentações virtuais, no universo virtual da empresa.
Outro destaque é o Nvidia OSMO, um serviço nativo da nuvem para gerir fluxos de trabalho complexos no desenvolvimento de robots.
De acordo com a marca, as soluções da Nvidia “simplificam significativamente” os fluxos de trabalho de treino e simulações com robots. “O desenvolvimento de robots humanóides é extremamente complexo, exigindo uma quantidade incrível de dados reais, tediosamente capturados no mundo real”, referiu o CEO da Fourier, Alex Gu, uma empresa focada no desenvolvimento de robots de uso geral.
“As novas ferramentas de simulação e desenvolvimento de IA generativa da Nvidia ajudarão a acelerar a evolução dos nossos modelos”, acrescentou.
Embora as novidades não ofereçam benefícios directos ao público em geral, os produtos da Nvidia catalisam o desenvolvimento de autómatos. Os frutos desse investimento levarão ainda algum tempo para aparecer no mercado, mas é promissor para as empresas focadas no segmento.
De acordo com a Nvidia, os novos recursos estão disponíveis para os desenvolvedores inscritos no Nvidia Humanoid Robot Developer Programme. O Nvidia OSMO e o Isaac Lab serão lançados primeiro, com o Nvidia NIM vindo logo em seguida.