A Zâmbia vai iniciar, esta quinta-feira, 1 de Agosto, um programa que permite aos consumidores de electricidade alimentar a rede nacional, contribuindo para o abastecimento e incentivando o aumento da utilização de painéis solares, informou o portal de notícias BNN Bloomberg.
Segundo o órgão, o plano conhecido como net metering estará disponível para clientes residenciais e a empresa pública de electricidade Zesco está também a discutir medidas semelhantes com grandes utilizadores comerciais, afirmou Matongo Maumbi, porta-voz da instituição.
A nação da África Austral, que depende da energia hidroeléctrica, tem sido prejudicada pela seca, que resultou num défice de 1000 megawatts, levando a apagões diários que duram pelo menos 12 horas. As empresas mineiras do segundo maior produtor de cobre de África estão a complementar a sua falta de energia importando-a dos países vizinhos.
A Zâmbia retirou 260 megawatts dos seus 500 megawatts de exportações de electricidade, numa tentativa de atenuar o défice, enquanto importa 409 megawatts, referiu o ministro da Energia Makozo Chikote em 25 de Julho.