Um grupo de investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, está a trabalhar num projecto que utiliza a Inteligência Artificial (IA) para criar um chatbot capaz de permitir que as pessoas falem com uma versão futura de si próprias.
Segundo o site 111 Next, o chatbot Future You funciona através da criação de uma potencial versão futura do utilizador, permitindo a comunicação entre a pessoa e o seu “eu” futuro. A plataforma interactiva baseada na Web foi concebida para ajudar os utilizadores a desenvolver o pensamento e o comportamento a longo prazo.
De acordo com os investigadores, o modelo de linguagem utilizado pelo chatbot não prevê o futuro, mas gera uma narrativa baseada num modelo de linguagem amplo, personalizado a partir das respostas iniciais do utilizador a um questionário detalhado. O projecto utiliza o GPT-3.5 da OpenAI como base para a criação desta persona futura, com base nos hábitos e comportamentos actuais do utilizador.
Para aceder à plataforma, os utilizadores devem responder a um questionário com informações pessoais, que é utilizado para avaliar os seus objectivos futuros e qualidades pessoais. Todos os dados recolhidos são armazenados de forma anónima e utilizados exclusivamente para fins de investigação, como garante o MIT.
Actualmente, o Future You ainda não está disponível para utilização geral e não há previsão para o seu lançamento.