O Absa Bank Moçambique informou na tarde desta quarta-feira, 17 de Julho, que encerrou um ciclo de 13 anos de liderança de Luísa Diogo, que deixa a presidência do conselho de administração, e um legado de reconhecido mérito profissional e humano. No entanto, mantém-se como administradora não executiva do Grupo Absa na África do Sul, cargo que exerce desde Agosto de 2023.
Segundo um comunicado da instituição financeira, o sucessor escolhido para presidir o conselho de administração do Absa Bank Moçambique é Victor Gomes, o qual “apresenta décadas de experiência e uma profunda compreensão do mercado e ambiente de negócios, características únicas para liderar o banco nesta próxima fase de desenvolvimento. Antes de se juntar ao Absa Bank Moçambique, Victor Gomes foi vice-governador do Banco de Moçambique, cargo que ocupou entre 2017 e 2022”.
O documento conta que entre 2014 e 2017, foi presidente do conselho de administração da Portos e Caminhos-de-Ferro de Moçambique, onde liderou importantes projectos de infra-estruturas, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do sector de transportes no País.

A nota aponta que, para marcar a transição, foi realizado um evento especial onde foram relembrados vários momentos da história da Luísa Diogo no banco e, num gesto de apreço e reconhecimento, foi-lhe oferecido um quadro representando a querida “Madam Chair”, como era carinhosamente referenciada internamente. O autor da obra é Dionésio Matabel, um jovem artista e participante no programa Ready for Art, no qual o Absa proveu capacitação a vários jovens artistas a nível nacional, tendo este se destacado pela sua história e pelo seu talento nato.
Na ocasião, Victor Gomes expressou a sua gratidão pela confiança depositada e reconheceu a responsabilidade de seguir os passos da Luísa Diogo, afirmando: “estou consciente da grande responsabilidade que este cargo acarreta, e estou pronto e disponível para enfrentá-lo com determinação e compromisso, com a colaboração de todos. Juntos temos a capacidade de alcançar grandes feitos e de continuar a fortalecer a nossa posição como uma referência no mercado moçambicano”.
No documento, a instituição informa que o novo presidente de conselho de administração começa as funções de imediato.