A empresa de exploração de petróleo e gás ReconAfrica perfurou um poço de exploração na cidade de Naingopo, na licença de exploração petrolífera (PEL) 73, no onshore da Namíbia, informou o portal de notícias Energy Capital & Power, esta segunda-feira, 15 de Julho.
Segundo o órgão, o poço tem como objectivo 163 milhões de barris de petróleo e 843 mil milhões de pés cúbicos de recursos de gás natural na zona de dobras de Damara (grupo étnico cói do centro e sul da Namíbia). O poço será perfurado a uma profundidade total planeada de aproximadamente 3800 metros e espera-se que encontre vários intervalos de reservatórios.
“Este é um poço de abertura significativo que pode desbloquear um recurso potencial total de mais de 3,1 mil milhões de barris de petróleo ou 18 triliões de pés cúbicos de gás natural com base no mais recente relatório de recursos prospectivos”, afirmou Brian Reinsborough, presidente e CEO da ReconAfrica.
Perfurado em parceria com a empresa petrolífera nacional do país, a Namcor, o poço representa o primeiro a ser perfurado numa campanha de perfuração de exploração de vários poços no PEL 73. Uma vez concluída a perfuração, a ReconAfrica planeia perfurar um segundo poço na faixa de dobras de Damara – Prospecto P.
Este segundo poço terá como alvo um adicional de 278 milhões de barris de petróleo e 1,5 triliões de pés cúbicos de recursos de gás natural. Prevê-se que a perfuração do Prospecto P tenha início no quarto trimestre deste ano.