Estudos indicam que existem diferentes tipos de uvas que podem ser utilizadas para vários fins, como fazer sumo ou vinho. Numa publicação, o site NSC Total revelou quais são as principais uvas e as relações de cada uma delas com os tipos de vinho.
Conheça as uvas que podem ser utilizadas para produzir diferentes tipos de bebidas.
Merlot
É um tipo de uva mais utilizado na produção de vinhos, principalmente os tintos e secos. Essa variedade de fruta ajuda a tornar a bebida mais saborosa pelo facto de o fruto ser mais suave.
Cabernet Sauvignon
Este tipo de uva é caracterizado pela sua fácil adaptação a diferentes condições climáticas e solos. Pode ser cultivada em regiões quentes ou frias, produzindo vinhos de boa qualidade, sobretudo os tintos e secos.
Uva Isabel
Esta variedade é originária dos Estados Unidos e difundiu-se na região da Carolina do Norte. Caracteriza-se por ser muito fértil e ter um sabor levemente adocicado. Por esse motivo, a uva Isabel pode ser utilizada para fazer sumos e vinhos de mesa (incluindo, por exemplo, tintos, brancos rosés, entre outras possibilidades). Salientar que este tipo de uva produz colheitas abundantes, sendo, por isso, muito utilizada na produção de diversos vinhos.
Uva Bordô
É mais utilizada para a produção de vinhos de mesa. A uva bordô é rústica e tem a vantagem de não precisar de agro-tóxicos. É resistente a diversos parasitas, principalmente fungos, possui um sabor intenso e uma grande variedade de antioxidantes, favorecendo a produção de bebidas.
Chardonnay
É uma uva de cor branca, que é cultivada na França e pode ser utilizada para fazer vários tipos de bebidas, entre elas, os vinhos brancos, os espumantes, os champanhes, entre outros. A Chardonnay tem a vantagem de ser resistente às variações de humidade e temperatura, o que ajuda a optimizar a produção.
Moscatel Branca
A uva Moscatel é uma das frutas mais versáteis, pois produz vários tipos de bebidas, que incluem vinhos secos, doces (Moscato) e espumantes. Tem um sabor muito doce, pois possui um alto teor de açúcar.