O Banco Mundial (BM) está a investir um total de 150 milhões de dólares (9,4 mil milhões de meticais) para a implementação de uma iniciativa de melhoria da qualidade de energia em algumas províncias que compõem Moçambique.
Denominado “Projecto de Melhoria da Qualidade e da Eficiência Energética (PERIP)”, o programa já permitiu a montagem de novos equipamentos na subestação, com capacidade para responder às preocupações eléctricas de várias famílias residentes na cidade de Maputo.
De acordo com a directora nacional de Operação do Sistema na Electricidade de Moçambique (EDM), Nilsa Pelembe, o PERIP visa fortalecer as infra-estruturas eléctricas, aumentando a eficiência e a fiabilidade do sistema.
“Pretendemos ainda reparar 16 subestações e oito linhas de transporte de energia, assim como efectuar a construção de seis novas linhas para aumentar a capacidade e robustez. Este projecto surge para responder aos desafios existentes e proporcionar qualidade de vida à sociedade”, explicou.
Pelembe avançou que, além de Maputo, a iniciativa será implementada noutras regiões, como Nampula, Zambézia e Niassa, frisando que esta acção está alinhada com os objectivos governamentais de ampliar o acesso à electricidade.
Na altura, a entidade clarificou que a iluminação é fornecida às cidades, aos grandes centros urbanos, a vilas e bairros, com os custos a recaírem directamente sobre a empresa, que tem de providenciar mecanismos para alimentar um consumo de mais de 1080 Megawatts, que representa um incremento na ordem dos 50% tendo em conta o aumento do número de consumidores a todos os níveis nos últimos três anos.