As tendências do comércio global tornaram-se positivas no primeiro trimestre de 2024, com o valor do comércio de bens a aumentar em cerca de 1% em relação ao trimestre anterior, e o de serviços em cerca de 1,5%, de acordo com o relatório de actualização sobre a tendência do comércio global referente ao primeiro trimestre de 2024, da ONU Comércio e Desenvolvimento (ex-UNCTAD), informou o portal de notícias O Económico, esta quarta-feira, 3 de Julho.
De acordo com o estudo, espera-se que o aumento verificado, impulsionado pela dinâmica comercial positiva para os Estados Unidos da América (EUA) e os países em desenvolvimento, particularmente as grandes economias asiáticas em desenvolvimento, adicione aproximadamente 250 mil milhões de dólares ao intercâmbio de bens e 100 mil milhões de dólares ao comércio de serviços no primeiro semestre de 2024, em comparação ao segundo semestre de 2023.
A ONU Comércio e Desenvolvimento indica que as previsões globais para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) permanecem em torno de 3% para 2024, com a perspectiva de comércio de curto prazo sendo cautelosamente optimista. Se as tendências positivas persistirem, o comércio global em 2024 pode chegar a quase 32 biliões, mas é improvável que supere seu nível recorde alcançado em 2022.
Por um lado, a evolução do comércio mundial no primeiro trimestre de 2024 foi impulsionada principalmente por um aumento das exportações da China (9%), da Índia (7%) e dos EUA (3%). Por outro, as exportações da Europa não registaram qualquer evolução e as exportações de África diminuíram 5%.

Entretanto, o comércio em países em desenvolvimento e o comércio Sul-Sul aumentaram em cerca de 2% tanto em importações quanto em exportações durante o primeiro trimestre de 2024. Em comparação, os países desenvolvidos tiveram importações estáveis e um modesto aumento de 1% nas exportações.
No entanto, em termos homólogos, o comércio Sul-Sul diminuiu 5% quando se compara o primeiro trimestre de 2023 com o primeiro trimestre de 2024.
O crescimento do comércio variou significativamente entre os sectores, com energia verde e produtos relacionados com a Inteligência Artificial a apresentar aumentos mais fortes.
O valor comercial de servidores de alto desempenho aumentou 25% em comparação ao primeiro trimestre de 2023, enquanto outros computadores e unidades de armazenamento tiveram um aumento de 8%. O valor comercial de veículos eléctricos também cresceu significativamente, aumentando em cerca de 25%.

Apesar destas tendências positivas, a perspectiva para 2024 é temperada por potenciais problemas geopolíticos e impactos de políticas industriais. Tensões geopolíticas, aumento dos custos de transporte e políticas industriais emergentes podem remodelar os padrões de comércio global.
O relatório alerta que um foco crescente nas indústrias nacionais e nas restrições comerciais pode prejudicar o crescimento do comércio internacional.