O Instagram começou a testar uma nova ferramenta de chat baseada em Inteligência Artificial (IA) com alguns criadores de conteúdo nos EUA.
A funcionalidade, denominada “AI Studio”, permite criar chatbots baseados nas suas próprias personalidades. A novidade foi anunciada por Mark Zuckerberg nesta quinta-feira (27) no seu canal de transmissão na rede social.
Segundo o CEO da Meta, as pessoas vão “começar a ver IA dos seus criadores favoritos e IA baseada nos seus interesses nas próximas semanas no Instagram”.
O executivo informou que essas experiências aparecerão na secção de mensagens e serão claramente rotuladas como produtos de Inteligência Artificial.
De acordo com o site Canaltech, na apresentação do novo recurso, Zuckerberg partilhou exemplos de como o público poderá interagir com chatbots personalizados de criadores de conteúdo. No canal de transmissão, publicou demonstrações de conversas com os perfis dos influenciadores Don Allen Stevenson III e Wasted.
“Estamos a trabalhar com os criadores para desenvolver estas ferramentas para que sejam úteis para responder às perguntas que recebem dos seus seguidores e possam conversar com as pessoas de uma maneira útil e divertida”, escreveu o CEO.
Inicialmente, apenas um grupo restrito de influenciadores terá acesso ao “AI Studio” para personalizar os seus chatbots. “Esta é a primeira versão Beta desta IA, vamos continuar a trabalhar para melhorá-las e disponibilizá-las para mais pessoas em breve”, disse Zuckerberg.
O CEO explicou que a iniciativa visa não só aumentar o envolvimento entre criadores e seguidores, mas também diversificar as formas de interacção online. O proprietário da Meta destacou o potencial dos chatbots de IA para permitir que as pequenas empresas e os criadores independentes criem representações virtuais para se ligarem de forma mais dinâmica às suas comunidades.