O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) assegurou 18 milhões de dólares do fundo ambiental multilateral, Fundo Mundial para o Ambiente, para implementar dois projectos de sustentabilidade.
No âmbito do pacote de financiamento, 10,6 milhões de dólares serão atribuídos à promoção da resiliência climática na bacia do rio Zambeze e 7,8 milhões para a gestão de resíduos electrónicos (e-waste) na Somália, Djibuti e Etiópia.
O projecto Zambeze visa melhorar a gestão conjunta dos recursos hídricos, energéticos, alimentares e ambientais em oito países: Angola, Botsuana, Maláui, Moçambique, Namíbia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué. Além disso, o projecto foi concebido para beneficiar milhões de pessoas, melhorando a agricultura, as pescas e as operações das barragens, dando ênfase à cooperação transfronteiriça, ao planeamento integrado e à gestão adaptativa para aumentar a resistência e a saúde dos ecossistemas.
Entretanto, o programa de Gestão Global de Electrónica de 60 milhões de dólares – Projecto Regional para Crianças do Corno de África – visa reduzir a produção de resíduos electrónicos e promover a circulação no sector electrónico dos países em desenvolvimento.
“Através destes projectos, o BAD continua a liderar o caminho na promoção da sustentabilidade ambiental e da resiliência, impulsionando mudanças positivas tanto para as pessoas como para o planeta”, afirmou o director de Alterações Climáticas e Crescimento Verde do BAD, Anthony Nyong.
Fonte: Energy Capital & Power