O director nacional de Comunicações, Horácio Parquinio, informou esta quinta-feira, 27 de Junho, que vai começar em Setembro o registo de cartões SIM de telefonia móvel, através de impressão digital e reconhecimento facial.
Segundo a Rádio Moçambique, a fonte falava em Maputo, num seminário sobre a digitalização, inclusão financeira e formalização da economia.
“O novo processo de registo biométrico, que deverá abranger todos os subscritores dos serviços de telecomunicações, encontra-se na fase-piloto”, disse o responsável, sublinhando que o objectivo da iniciativa é introduzir o número único de telefonia móvel para cada cidadão e reduzir a prática de crimes cibernéticos.
No evento, o presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação, Lourino Chemane, referiu que o Executivo está a implementar reformas para alcançar a transformação digital no País.
Dados do Instituto Nacional das Telecomunicações de Moçambique indicam que, mensalmente, ocorrem mais de vinte mil casos de fraude relacionada com as plataformas de carteira móvel no País.