A Samsung acaba de anunciar o seu primeiro smartwatch acessível. O inédito Galaxy Watch FE estreia-se com uma etiqueta de preço baixo, design premium e monitorização avançada da saúde, incluindo sensores de pressão arterial e ECG.
A nova edição da linha de smartwatches da Samsung promete “estender a experiência avançada e holística de bem-estar da Samsung a ainda mais utilizadores”, segundo a marca, num comunicado de imprensa.
“Estamos entusiasmados por adicionar o novo Galaxy Watch FE ao nosso portefólio de wearables, dando a mais pessoas acesso a informação de saúde personalizada que lhes permite motivarem-se e manterem-se mais saudáveis dia e noite”, afirmou Junho Park, vice-presidente e líder da equipa de planeamento de produtos do ecossistema Galaxy.
O novo Galaxy Watch FE estreia-se numa versão única de 40 mm, com um ecrã redondo de 1,2 polegadas com tecnologia Super AMOLED, suporte para Always On Display a cores e uma resolução de 396 x 396 pixels.
O seu corpo mantém a caixa de alumínio das versões mais potentes em três opções de cor: preto, rose gold e prata.
Equipado com um processador Exynos W920 (dual-core com frequência máxima de 1,18 GHz), o relógio vem com 1,5 GB de RAM e 16 GB de armazenamento, além de uma bateria de 247 mAh.
Todas as especificações listadas até ao momento são as mesmas do Galaxy Watch 4, reforçando a ideia espalhada por rumores de que o Watch FE seria uma versão reformulada do smartwatch lançado pela Samsung em 2021.
Outra prova são as dimensões e o peso do Watch FE, que mede 39,3 x 40,4 x 9,8 mm (largura, altura e espessura) e 26 gramas, o mesmo do Watch 4.
Apesar das poucas alterações, o novo smartwatch apresenta conectividade parcialmente actualizada com Bluetooth 5.3, mantendo Wi-Fi 4 (802.11n), NFC (Near Field Communication, ou “Comunicação por Campo de Proximidade”, em tradução directa) e sistemas de navegação GPS, Glonass, Beidou e Galileo.
O Galaxy Watch FE também oferece protecção 5 ATM para imersão até 50 metros, certificação IP68 contra água e poeira e classificação MIL-STD-810H para durabilidade contra frio, calor e impacto – o que o torna adequado para uso em actividades aquáticas, como mergulho e natação.
Outra característica distintiva do acessório é o suporte para o Samsung BioActive com sensor de frequência cardíaca, sensor eléctrico cardíaco e sensor de impedância bioeléctrica.
Apesar do preço mais acessível, a Samsung ainda oferece recursos encontrados em modelos premium, como o monitoramento de pressão arterial e electrocardiograma (ECG).
O relógio também se destaca pela integração com o ecossistema Galaxy, oferecendo recursos como procura no telemóvel, controlo da câmara e Samsung Wallet para pagamento por aproximação.
Preço e disponibilidade
O Galaxy Watch FE será lançado nos Estados Unidos na versão Bluetooth por 199 dólares (cerca de 7500 meticais) e na versão 4G por 249 dólares (15 800 meticais), entre os meses de Junho e Setembro.