A província de Sofala, localizada no centro do País, celebrou a inauguração de um novo sistema de abastecimento de água potável no distrito de Nhamatanda. Este projecto foi possível graças a um financiamento de 197,9 milhões de meticais (2,9 milhões de euros) concedido pelo Governo Federal da Alemanha. A cerimónia, que teve lugar a 17 de Junho, foi presidida pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.
De acordo com o portal Club of Mozambique, até agora, os habitantes de Nhamatanda dependiam de uma rede limitada de água não potável, que servia apenas três mil pessoas. “A nova infra-estrutura foi concebida para fornecer uma quantidade de água potável três vezes superior à actual procura, antecipando o crescimento populacional futuro”, refere o comunicado citado pelo portal.
O novo sistema de distribuição de água potável inclui uma rede expandida de 18 km, novas ligações domiciliárias e 14 novos pontos de distribuição pública. “Este projecto foi financiado no âmbito do programa PRODIA, através do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), e integra-se nos esforços de descentralização em Moçambique, complementando o programa de Boa Governação Financeira (BGF)”, lê-se no documento oficial.
Durante a inauguração, o embaixador da Alemanha em Moçambique, Ronald Münch, salientou a importância desta iniciativa: “Água é vida! Com este novo sistema, mais de 18 mil pessoas em Nhamatanda têm agora acesso a água potável. Este é um exemplo concreto dos benefícios da parceria entre Moçambique e a Alemanha”.
Além deste projecto, o Governo alemão detém uma carteira de investimentos na província de Sofala que totaliza aproximadamente 6,1 mil milhões de meticais (90 milhões de euros). Estes investimentos abrangem áreas estratégicas como boa governação, apoio ao processo de descentralização, desenvolvimento do sector privado e financeiro, educação e formação profissional e energia, conforme detalha o comunicado oficial.