No âmbito do seu compromisso com a sustentabilidade e a protecção ambiental, a seguradora Fidelidade Ímpar implementou com sucesso um projecto de reaproveitamento de cápsulas de café, lançado há seis meses.
Nesta edição, a seguradora reaproveitou mais de seis mil cápsulas, contribuindo de forma significativa para a redução de resíduos sólidos.
O projecto contou com a participação activa dos colaboradores, resultando na promoção de práticas ecológicas tanto dentro como fora da empresa. As cápsulas de café foram obtidas no seguimento de uma campanha interna de recolha em sacolas produzidas com material reciclado, evitando o seu descarte inadequado.
Segundo um comunicado de imprensa, os métodos de reciclagem implementados incluíram a separação dos materiais, a compostagem e reciclagem específica, bem como o uso das cápsulas em projectos de artesanato. Um dos aspectos mais inovadores foi o reaproveitamento da borra de café como adubo para plantas. Esta iniciativa proporcionou aos participantes uma oportunidade prática de aprender a usar estes resíduos em jardinagem sustentável.
Para além dos colaboradores, a Fidelidade Ímpar replicou esta dinâmica junto dos mais pequenos, no Dia Internacional da Criança, ensinando-os a reutilizar a borra de café. A iniciativa teve como objectivo sensibilizar os mais novos para a importância da reciclagem e da sustentabilidade, proporcionando-lhes uma experiência prática e educativa.
“Foi interessante ver o envolvimento de muitas crianças nesta actividade, vê-los entusiasmadas a retirar as borras de café para fortificar as plantas e também a fabricar vários tipos de brinquedos com as cápsulas”, afirmou Silénia Valoi, responsável pela área de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da seguradora.
A Fidelidade pretende expandir o projecto de reciclagem das cápsulas de café às províncias onde opera, ajudando os produtores agrícolas a melhorar as hortas através das borras de café que proporcionam qualidade na produção de adubos. A expansão vai incluir vários outros actores visando aumentar o impacto ambiental do programa.