Três casas flutuantes triangulares próximas do mar já atraem olhares por si só. Agora, imagine se elas tivessem música, fossem pré-fabricadas e passassem a sensação de estar a ‘curtir’ férias no Havaí? Pois é, essa é a Floating Music Hub, localizada na ilha de São Vicente, em Cabo Verde.
Tratam-se de casas flutuantes feitas pela NLÉ – que significa “em casa” em iorubá (grupo étnico-linguístico da África Ocidental) -, que surfam na onda das obras modulares, com estruturas pré-montadas de fábrica e que podem ser instaladas na superfície da água.
O conceito principal da construtora é projectar casas pré-fabricadas anfíbias, que sejam sustentáveis e acessíveis. Já que possibilitam serem montadas e desmontadas facilmente, as unidades das casas triangulares flutuantes podem ser transportadas sobre a água e construídas na base desejada.
Com a participação de diferentes profissionais, o isolamento das casas flutuantes triangulares foi pensado para evitar inundações. Além disso, segundo a NLÉ, a Floating Music Hub tem a missão de promover a música, dança, moda e arte africana – elementos que explicam as cores vivas na iluminação.
A menor “casa” funciona como um bar, recheado de comidas e bebidas. Já o triângulo médio acomoda um estúdio de gravação, enquanto a maior é uma sala multifuncional de apresentações ao vivo. Quem aproveita as atracções, pode socializar na praça flutuante.



Assim, esta maravilha arquitectónica do nigeriano Kunlé Adeyemi consegue ir além de um ornamento paisagístico, sendo uma estrutura funcional que resgata a rica história cultural e toda a diversidade de Cabo Verde.
Ambiente harmónico e seguro
O facto de a construção ser flutuante não só anima os visitantes da Floating Music Hub, como também serve como uma alternativa segura aos perigos causados pelas alterações climáticas. O arquitecto Kunlé Adeyemi ainda teve inspiração na base pesqueira ao construir a plataforma.
Para dar o toque mais natural às casas flutuantes triangulares, a madeira utilizada na construção é predominantemente de origem local, que só fomenta o clima tropical de Cabo Verde com um design único, curioso e extremamente atractivo aos olhos.



Ao mesmo tempo que é simples, a base das casas flutuantes tem a sua engenhosidade, sendo projectada em pilares e vigas, com estacas triangulares de concreto, apoiado na plataforma. Os módulos individuais, por sua vez, são montados juntos e, quando prontos, formam uma estrela – e um buraco proposital em forma de triângulo.
Fonte: Náutica