O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) vai lançar, na próxima sexta-feira, 14 de Junho, o projecto de financiamento de fertilizantes para a gestão sustentável da agricultura.
Segundo noticiado pela revista Forbes África Lusófona, este projecto, que faz parte do mecanismo africano de financiamento de fertilizantes, tem como meta beneficiar 300 mil pequenos agricultores no País, aumentando significativamente o acesso a fertilizantes.
De acordo com um comunicado do BAD, o projecto inclui uma garantia parcial de crédito comercial no valor de 126,5 milhões de meticais (2 milhões de dólares), destinada a fornecedores e distribuidores, o que permitirá a entrega de 60 mil toneladas de fertilizantes. “Adicionalmente, será concedida uma subvenção de 55,5 milhões de meticais (877,9 dólares) para apoiar actividades relacionadas com a saúde do solo e a formação de pequenos agricultores”, acrescenta a nota.
O comunicado refere ainda que o mecanismo africano de financiamento de fertilizantes, gerido pelo BAD, é um fundo especial dedicado a oferecer soluções de financiamento inovadoras que promovam o uso de fertilizantes e aumentem a produtividade agrícola nos países membros do banco.
A instituição está a liderar a transformação do panorama de desenvolvimento de África como um banco de soluções, desde a sua criação em 1964, com um investimento de 12,65 biliões de meticais (200 mil milhões de dólares) em projectos em todo o continente. De acordo com um comunicado de imprensa da instituição, divulgado recentemente, os seus investimentos em África, através das suas cinco prioridades estratégicas, conhecidas como High 5 (Iluminar e Electrificar; Alimentar; Integrar; Industrializar África e Melhorar a qualidade de vida das pessoas), tiveram um impacto em mais de 400 milhões de africanos.