Recebeu uma oferta de emprego? Parabéns! Todo o tempo e esforço que dedicou à sua procura valeram a pena! Provavelmente está a sentir uma combinação de alívio, entusiasmo e validação. Pode sentir-se tentado a dizer “sim” de imediato e a aceitar o emprego antes de se debruçar sobre os pormenores da oferta.
Mas antes de se apressar a aceitar, é importante respirar fundo e passar algum tempo a avaliar a proposta. Considere todos os aspectos. A última coisa que quer é tomar uma decisão precipitada de que se irá arrepender mais tarde. Não há duas ofertas de emprego iguais. É preciso ter a certeza de que este é o emprego certo para si antes de fazer uma mudança de carreira.
Há uma lista de verificação que vai ajudá-lo a validar uma oferta de emprego, avaliando se a oportunidade é a mais adequada para a sua trajectória profissional.
1. Compreende o trabalho?
Compreende bem o que o emprego envolve? O seu potencial empregador deu-lhe informações suficientes para compreender o que se espera de si? Sabe exactamente como vai ocupar o seu tempo no dia-a-dia? As responsabilidades agradam-lhe? Pergunte a si próprio se este trabalho o entusiasma, se acha que se vai destacar nele e se o ajudará na sua carreira.
2. Sente-se capaz de fazer o trabalho?
Com base no que sabe sobre o trabalho, acha que é adequado? Tem as competências, a experiência e os conhecimentos necessários para ser bem-sucedido nesta função? Ou acha que será capaz de aprender o que precisa de saber no trabalho? Considera que o trabalho será um desafio ou pensa que poderá sentir-se sobrecarregado e fora do seu alcance?
3. O salário é justo em relação ao mercado?
Certifique-se de que está a receber um salário de mercado e de que está satisfeito com a remuneração. A oferta inclui um pacote de remuneração de acordo com as suas expectativas? Poderá manter um estilo de vida confortável? Com base na sua pesquisa, o salário e outras regalias são comparáveis ao que ganham outras pessoas na sua profissão e localidade?
4. Está satisfeito com os benefícios, férias e outras regalias?
A oferta inclui um pacote de benefícios atractivo? Considere o seguro de saúde e dentário, as férias e outras vantagens, como o trabalho flexível. Há alguma regalia adicional que esperava encontrar na oferta? Se houver um benefício que considere importante ter – como a possibilidade de trabalhar a partir de casa – considere negociar. A maioria dos empregadores espera que os candidatos contraproponham as ofertas.
5. Gosta do seu novo patrão?
Já teve a oportunidade de conhecer o seu futuro chefe? Acha que os seus hábitos de trabalho se adequam ao seu estilo de liderança? Consegue imaginar-se a trabalhar nesse espaço e nesse ambiente? Os outros empregados parecem satisfeitos ou sobrecarregados? Tem algumas reservas quanto a trabalhar com eles? Tem alguma preocupação sobre a forma como se vai adaptar a eles e à cultura da empresa?
6. Está satisfeito com a sua posição?
A posição proposta reflecte o ponto em que se encontra na sua carreira e o que o seu trabalho implicará? Será feliz nesta posição num futuro próximo? Existe margem para ascender a cargos mais elevados, caso pretenda progredir na sua carreira nesta empresa?
7. Está satisfeito com o seu possível percurso profissional nesta função?
Pode ser fácil ignorar as oportunidades de crescimento quando se está concentrado numa nova função. Certifique-se de que este novo emprego o coloca numa carreira com a qual se sente satisfeito. Quer se veja nesta função nos próximos anos ou a veja como um trampolim para o seu próximo emprego, deve ajudá-lo a atingir os seus objectivos de carreira a longo prazo. Será que o que aprendeu nesta função o ajudará a avançar para a próxima ou será mais um beco sem saída?
8. Recebeu a oferta por escrito?
Recebeu uma proposta de emprego formal por escrito ou a empresa fez-lhe uma proposta verbal? Antes de aceitar um emprego, certifique-se sempre de que lê a proposta por escrito. Se a sua potencial entidade patronal se recusar a apresentar uma oferta de emprego nestes termos é um sinal de aviso e deve ter cuidado ao aceitar o emprego. Quando receber a oferta por escrito, verifique se todos os pormenores estão de acordo com o esperado. Por vezes, a pessoa com quem negoceia verbalmente pode não ser responsável pela redacção da carta de oferta, pelo que é importante verificar por escrito antes de assinar na linha pontilhada.
9. Leu o contrato na íntegra e procurou sinais de aviso?
Nem todas as ofertas de emprego são perfeitas à partida. Existem alguns sinais de alerta que o façam duvidar se este é o emprego certo para si? Por exemplo, existem expectativas de horas extraordinárias excessivas, políticas de rescisão invulgares e outras políticas da empresa que o fazem questionar se quer este emprego ou o deixam desconfortável?
10. Está entusiasmado com a ideia de aceitar o emprego?
A ideia de aceitar este emprego deixa-o feliz? Deve sentir-se sempre bem ao aceitar uma oferta de emprego. Talvez esteja contente com um aumento de salário. Talvez esteja ansioso pelo trabalho que vai fazer. Seja qual for o caso, os seus sentimentos gerais devem ser positivos. Está interessado mas à espera de outra oferta? A sua intuição dar-lhe-á uma boa indicação sobre se este emprego é adequado para si. Se não tiver a certeza, pense no que o está a impedir e se é realmente um obstáculo.
Depois de analisar esta lista de verificação para validar ofertas de emprego, precisará de tomar uma decisão. Quer o emprego ou não está certo? Alguns trabalhos são bons demais para não serem aceites, enquanto outros exigem uma consideração séria. Compare a sua função e situação actuais com a nova oportunidade, e tome uma decisão bem informada sobre o seu próximo passo na carreira. Além disso, não se esqueça de que pode propor uma contraproposta!
Fonte: Randstad