Os erros são uma parte inevitável da vida profissional e podem variar de pequenos lapsos a decisões estratégicas mal concebidas.
No entanto, o que define um profissional é a forma como lida e recupera desses erros.
Aqui estão sete dicas para o ajudar a recuperar e a crescer a partir de um contratempo no trabalho:
1. Assuma a responsabilidade
O primeiro e mais importante passo para corrigir um erro é admiti-lo. Isto pode ser difícil, mas é preciso assumir a responsabilidade. Evite inventar desculpas e culpar os outros ou as circunstâncias. Ao assumir a responsabilidade, está a demonstrar integridade e a ganhar o respeito dos seus colegas e superiores.
2. Pedir desculpas genuinamente
As pessoas são geralmente compreensivas quando cometemos um erro. Entre em contacto com as partes afectadas e exprima o seu arrependimento sem se alongar demasiado. Um pedido de desculpas genuíno pode ajudar a restaurar a confiança e o respeito.
3. Oferecer uma solução
Assim que se aperceber de que cometeu um erro, comece a pensar em formas de rectificar a situação. Falar com o seu chefe ou director para lhe dizer que cometeu um erro é uma coisa, mas dizer-lhes que cometeu um erro e depois oferecer uma série de potenciais soluções para resolver o problema é uma abordagem melhor. Isto demonstra empenho e profissionalismo.
4. Manter as coisas em perspectiva
Não deixe que um erro isolado abale a sua confiança. Avalie o impacto do mesmo de forma objectiva e concentre-se em encontrar uma solução. Lembre-se que todas as pessoas cometem erros e que pode aprender e crescer com eles.
5. Analisar o que levou ao erro
Depois de encontrar uma solução para reparar o erro, é muito importante analisar os passos que permitiram que o mesmo acontecesse para evitar que se repita no futuro. Reflicta sobre os factores que contribuíram e identifique as áreas em que pode melhorar: Houve um lapso? Saltou um passo? Estava a fazer o seu trabalho à pressa e esqueceu-se de o rever? Havia alguma coisa que pudesse ter feito para evitar que o erro acontecesse?
6. Desenvolver um plano de prevenção
Com base na análise da causa do erro, desenvolva um plano para evitar que este volte a acontecer. No caso de erros menores, isso pode ser óbvio; mas quando são maiores, pode não ser imediatamente visível. O desenvolvimento deste plano pode implicar a aplicação de procedimentos de controlo adicionais, formação adicional ou o pedido de feedback aos colegas. Não tenha medo de pedir ajuda. Se está a cometer um erro, outros podem também cometer o mesmo.
7. Empenhe-se em reconstruir a confiança
Reconstruir a confiança após um erro pode levar tempo, mas é possível, demonstrando consistência e empenho. Cumpra as suas promessas, seja transparente nas suas acções e mostre que aprendeu com a experiência.
Cometer um erro faz parte do crescimento e desenvolvimento da sua carreira. É algo inevitável. A chave é aprender com eles e ser um profissional melhor no futuro.
Fonte: Randstad