O Presidente da República, Filipe Nyusi, informou esta terça-feira, 4 de Junho, que a Coreia do Sul vai disponibilizar um pacote de 63,2 mil milhões de meticais (mil milhões de dólares) para financiar diversos projectos de desenvolvimento em Moçambique.
Segundo a Rádio Moçambique, o chefe do Estado falava em declarações à imprensa, durante o balanço da visita de trabalho que decorreu na Coreia, onde participou na Cimeira Coreia-África.
O órgão refere que, além deste montante, a Coreia do Sul irá, igualmente, investir 884,8 mil milhões de meticais (14 mil milhões de dólares) para as empresas coreanas poderem desenvolver empreendimentos no continente Africano. O estadista disse ainda que a Coreia irá disponibilizar outros 632 mil milhões de meticais (dez mil milhões de dólares) para apoiar os países africanos, incluindo Moçambique, até 2030, esclarecendo que o País deve concorrer para estes financiamentos, apresentando projectos viáveis e prioritários para o desenvolvimento.
Sobre as relações diplomáticas com a Coreia do Sul, o chefe do Estado afirmou que o encontro que manteve com o seu homólogo foi “produtivo a nível bilateral, multilateral e pelos contactos paralelos que o empresariado nacional está a estabelecer em Seul, sob a coordenação da APIEX e da Câmara de Comércio de Moçambique”, assinalou.
Além de ter participado, esta terça-feira (4), na cimeira Coreia-África, o chefe do Estado manteve alguns encontros separados com algumas individualidades coreanas e africanas.
A RM informa que na cimeira, o sector empresarial nacional, que explora o mercado coreano, rubricou alguns memorandos de entendimento com a sua contraparte daquele país asiático.