Moçambique participou pela primeira vez na maior feira de tecnologia da Europa, VivaTech, que decorreu de 22 a 25 de Maio, e destacou-se com a sua inovadora aplicação de Inteligência Artificial (IA), o “APOIO” HealthBot.
Desenvolvida pela startup moçambicana GALENICA.ai, a APP atraiu a atenção de várias figuras de destaque e curiosos interessados nas soluções tecnológicas futuristas de todos os quadrantes do mundo.
É uma aplicação de Inteligência Artificial que oferece avaliação interactiva de sintomas e orientação de saúde 24 horas por dia, sete dias por semana, com encaminhamento para médicos quando necessário, bem como identificação precoce de surtos de doenças. O “APOIO” começa por verificar se é necessário o encaminhamento imediato para um médico, indica se é urgente e pode recomendar medidas provisórias. Caso contrário, propõe diligências de autocuidado.
O APOIO aceita entradas escritas/verbais, tornando-o acessível a todos. O histórico de chat permite aos utilizadores acompanhar a evolução em qualquer altura. Em ambos os casos (encaminhamento para um médico ou autocuidado), a app pede ao utilizador que, no prazo de dois a três dias, verifique a eficácia das medidas tomadas. Assim, o utilizador é novamente examinado, garantindo melhores resultados.
Segundo um comunicado da instituição, a solução tecnológica moçambicana inovadora, ao serviço do sector da saúde, revelou-se eficaz não só para a realidade nacional, mas também para países com características semelhantes, onde os problemas de saúde relacionados com questões infra-estruturais, escassez de recursos humanos, doenças endémicas e outros males preocupam bastante as autoridades.
Tshepo Mogotsi, ministro Conselheiro da Embaixada do Botsuana, em França, e delegado permanente da UNESCO, salientou o potencial do “APOIO” para melhorar a saúde sexual e reprodutiva das mulheres e raparigas no seu país.
Fanuel Tagwira, secretário permanente do Ensino Superior e Terciário do Desenvolvimento Científico e Tecnológico, viu no GALENICA.ai uma startup com potencial para apoiar a procura de soluções inovadoras para os problemas de saúde que o Zimbabué enfrenta actualmente.
Por sua vez, o embaixador da África do Sul na França, Nkosinathi Emmanuel Mthethwa, depois de testar as funcionalidades do “APOIO”, viu a necessidade de conectar a GALENICA.ai com o Ministério da Saúde da África do Sul, a fim de avaliar as possibilidades de colocar a solução ao serviço das comunidades que habitam nas áreas mais remotas do país, com acesso limitado aos serviços de saúde.
Para além da visita de responsáveis africanos, o stand do GALENICA.ai recebeu também a ginecologista Chrysoula Zacharopoulou, actual ministra do Desenvolvimento, da Francofonia e das Parcerias Internacionais do Ministério francês da Europa e dos Negócios Estrangeiros. Nessa ocasião, considerou o “APOIO” como uma resposta potencial aos desafios da saúde em África, tendo mesmo sugerido a integração de novas funções no sistema, capazes de responder a problemas específicos de algumas comunidades.

A GALENICA.ai atraiu também um vasto leque de visitantes, incluindo estudantes, professores e outros amantes da tecnologia. Simultaneamente, foram realizadas reuniões com algumas empresas multinacionais que dominam a área da tecnologia, como a NVidia, a Amazon, a Microsoft e a Orange.
De acordo com Gerry Marketos, co-fundador da GALENICA.ai, as várias manifestações de interesse registadas durante a VivaTech realçam o mérito do “APOIO” e a sua relevância no panorama tecnológico actual como uma solução para melhorar a vida humana.
“Moçambique deixou, sem dúvida, a sua marca na VivaTech. Tivemos a certeza que as pessoas perceberam o potencial do “APOIO” como solução para o sector de saúde, principalmente nas comunidades mais pacatas e com recursos limitados para o acesso aos cuidados de saúde. É com este entendimento que a organização da VivaTech já nos garantiu presença na feira do próximo ano”, sublinhou Marketos.
A Inteligência Artificial esteve em destaque na oitava edição do VivaTech. Foram mais de 13 500 startups participantes e cerca de 165 mil visitantes de todo o mundo, incluindo figuras de destaque como John Kerry, Elon Musk, Serena e Venus Williams, Yann LeCun, Eric Schmidt e outros.
Espera-se que a implementação efectiva do “APOIO ”HealthBot em Moçambique melhore o acesso à informação e a resposta rápida às diversas preocupações de saúde, quer sejam físicas, emocionais ou mentais, dos seus utilizadores e/ou familiares, com o potencial de melhorar a saúde da população em geral.