A União Europeia e o Festival Azgo concluíram as comemorações do Dia da Europa com uma parceria cultural que evidenciou os valores comuns entre Moçambique e a Europa. Durante o mês de Maio, a Delegação da União Europeia em Moçambique promoveu uma série de actividades culturais, académicas e de cooperação, com o objectivo de reforçar os laços entre as duas regiões e celebrar a solidariedade e a união consagradas na Declaração Schuman de 1950, conforme indica um comunicado da UE.
O comunicado destaca que o ponto alto das celebrações foi a participação da Delegação da União Europeia na 11.ª edição do Festival Azgo, que teve lugar a 24 e 25 de Maio no município de Marracuene, bairro Cumbeza. “Considerado o mais prestigiado festival internacional de artes em Moçambique, o evento contou com a colaboração da UE e outras entidades, apresentando um programa diversificado que incluiu música, dança, exposições e interacções entre audiências de Moçambique e do continente africano”, lê-se no comunicado.
Entre as actividades realizadas ao longo do mês, merecem destaque o Festival de Cinema Europeu, que decorreu de 26 de Abril a 8 de Maio; a celebração oficial do Dia da Europa a 9 de Maio; o Concerto Musical África-Europa a 11 de Maio no Centro Cultural Franco-Moçambicano; e a Feira Académica, organizada pela Equipa Europa, Universidade Pedagógica de Maputo e a Associação de Estudantes Finalistas Universitários de Moçambique. “Esta última iniciativa teve como objectivo explorar e divulgar oportunidades de formação superior em universidades europeias, através do Programa Erasmus+ e outros projectos de mobilidade financiados pela União Europeia”, refere o comunicado.
No dia 23 de Maio, o Centro Cultural Guimarães Rosa (Brasil-Moçambique) acolheu a apresentação da peça teatral “Monólogo da Prostituta no Manicómio”, pelo Grupo Teatral Mbeu, num evento co-organizado com a Embaixada da Itália.
O comunicado menciona ainda que, em paralelo, a União Europeia e o Governo de Moçambique promoveram o primeiro Diálogo de Parceria em Inhambane, nos dias 20 e 21 de Maio. Durante este encontro, foram discutidas questões de paz e estabilidade, prioridades globais no sector da segurança e a contribuição de Moçambique no Conselho de Segurança das Nações Unidas. “Este diálogo também reafirmou os valores de democracia e inclusão, especialmente relevantes num ano de eleições presidenciais e legislativas em Moçambique”, salienta o comunicado.
“No contexto da Estratégia Global Gateway da União Europeia, estão em curso várias Iniciativas Equipa Europa (Team Europe Initiatives) em Moçambique, com foco na educação dos jovens, promoção de habilitações digitais, clima e energia. Estas iniciativas fazem parte do programa multianual de cooperação 2021-27 e sublinham o compromisso contínuo da União Europeia com o desenvolvimento sustentável e a cooperação com Moçambique”, assinala o comunicado.
O documento conclui que, com o encerramento das celebrações do Dia da Europa em parceria com o Festival Azgo, a União Europeia reforça a importância da cooperação cultural, académica e política entre as duas regiões, sublinhando os fortes laços e valores partilhados entre a Europa e Moçambique.