O investimento privado no sector do turismo situou-se nos 1,3 mil milhões de meticais (20,1 milhões de dólares) no primeiro trimestre do presente ano, com a entrada em funcionamento no País de 66 novos empreendimentos ligados à hotelaria e restauração.
Segundo o relatório de execução orçamental, elaborado pelo Ministério da Economia e Finanças, as novas infra-estruturas turísticas aumentaram a oferta de quartos para 414 (número superior aos 323 criados no período homólogo) e criaram 559 postos de trabalho para os jovens.
“Entraram em funcionamento 66 empreendimentos contra 42 do igual período do ano passado, verificando-se um incremento de 57,1%. Do total, 28 são destinados ao alojamento, 33 a restauração e bebidas e cinco estão no ramo das agências de viagens”, explicou.
Em Março, o Presidente da República, Filipe Nyusi, revelou que mais de 40% dos projectos dos investimentos registados no País em 2023 foram direccionados para o sector do turismo, rendendo 7,3 mil milhões de dólares.
“A área do turismo rendeu um total de 7,3 mil milhões de dólares, devido ao elevado número de projectos recebidos, contribuindo para o Produto Interno Bruto com 8,9% contra 7,4% de 2022”, explicou o estadista.
Na altura, o governante explicou que os bons resultados estavam relacionados com as medidas implementadas pelo Governo, que consistiam na melhoria do ambiente de negócios, desenvolvimento de infra-estruturas de apoio, restauração faunística e formação de recursos humanos.