O município de Pemba, capital da província de Cabo Delgado, está na lista negra do Banco de Moçambique por causa de uma dívida com a banca comercial, estimada em mais de 200 milhões de meticais, informou esta quinta-feira, 23 de Maio, o jornal O País.
O facto foi confirmado pelo edil da cidade, Satar Abdulgani, que descobriu a situação quando tentava contrair uma nova dívida para adquirir equipamento de recolha de resíduos sólidos na República Popular da China.
“O município da cidade de Pemba está na lista negra do Banco de Moçambique. Quando fiz uma viagem à China onde tive encontros com parceiros e tentei adquirir equipamentos para a recolha do lixo, a título de crédito, para efectuar pagamentos faseados entre um a três anos, não consegui porque os parceiros e fornecedores queriam uma carta abonatória do banco”, revelou o edil.
A dívida, segundo apurou O País, foi contraída na banca comercial no penúltimo mandato, período compreendido entre 2013 a 2018, e, até este ano, o município está a tentar resolver o problema.
“Quando nos aproximámos das instituições financeiras descobrimos que o município pode reverter o crédito. Nós vamos, no momento certo, explicar como iremos resolver a situação para podermos ter acesso à certidão de quitação”, prometeu Satar Abdulgani.
Segundo a conta de gerência de 2023, apresentada na primeira sessão da Assembleia Municipal do presente mandato, que começou em Fevereiro deste ano, realizada entre 24 a 25 de Abril último, o município de Pemba tem uma dívida acumulada de quase 750 milhões de meticais que inclui o fornecimento e prestação de serviços. Esta última foi contraída ao longo dos últimos quatro mandatos.