Uma equipa de inovadores moçambicanos vai participar na VivaTech, a maior feira de tecnologia da Europa, com uma solução tecnológica de Inteligência Artificial (IA) que promete revolucionar o sector da saúde em Moçambique e noutras regiões com desafios semelhantes.
A oitava edição da VivaTech, que decorre de 22 a 25 de Maio, vai reunir entidades globais líderes em inovação e tecnologia, com milhares de participantes de todo o mundo.
Moçambique será representado pela Startup GALENICA.ai, que apresentará a solução tecnológica denominada “APOIO” – um HealthBot de Inteligência Artificial (IA) desenvolvido no âmbito de uma parceria entre moçambicanos e uma empresa especializada em IA/ML sediada nos Estados Unidos da América.
Concebido para responder aos complexos desafios relacionados com o acesso aos recursos humanos, materiais e infra-estruturais do sector da saúde em África, o APOIO permite acesso a informação e responde às várias necessidades sanitárias, sejam elas físicas, emocionais ou mentais, dos seus utilizadores e/ou familiares, com o potencial de melhorar a saúde das populações. O aplicativo oferece análises interactivas e personalizadas relativamente aos vários sintomas e patologias, encaminhando, sempre que necessário, o paciente ao médico.
De acordo com um comunicado de imprensa, utilizando apenas a câmara do telemóvel, o APOIO pode medir os sinais vitais do doente, avaliando a pressão arterial, a frequência cardíaca, respiratória e os níveis de oxigénio. O APOIO presta também uma ajuda especial aos jovens e adolescentes em termos de bem-estar, abordando questões de saúde mental e combatendo as doenças sexualmente transmissíveis.
Trata-se de uma solução que tem o poder de minimizar a pressão imposta às unidades sanitárias, ao mesmo tempo que facilita o acesso aos cuidados de saúde 24 horas por dia, sobretudo para os moçambicanos que vivem a quilómetros de distância da ajuda médica profissional.

Segundo o co-fundador da GALENICA.ai, Gerry Marketos, o APOIO não substitui o sistema sanitário convencional, uma vez que, através do daquele, os utilizadores também podem agendar consultas virtuais e presenciais com os profissionais de saúde.
“O aplicativo foi desenvolvido para auxiliar países com serviços de saúde que enfrentam dificuldades, como o acesso limitado a instalações médicas e baixo conhecimento da população em relação à saúde preventiva. O papel do APOIO não é substituir o Sistema Nacional de Saúde ou a profissão médica, mas sim apoiá-los e complementá-los. A sua função é dar acesso a informações e conselhos sobre tratamentos domiciliários e estabelecer a ligação entre os utentes e os profissionais de saúde”, afirmou Marketos.
“Com o rápido crescimento da população, um país vasto e um sistema de saúde sobrecarregado, a procura de informações básicas de saúde, avaliação e aconselhamento sobre tratamentos em casa, quando aplicável, é grande e crescente. O desafio é ajudar os utilizadores que não têm conhecimentos e que precisam de aceder a informações para evitar que um pequeno problema se torne grave”. disse Marketos, acrescentando que o APOIO tem, inclusive, a capacidade de compreender e organizar textos que apresentem erros ortográficos por terem sido escritos num estado de agonia ou aflição do redactor.
Para além da componente escrita, o APOIO tem também uma função oral, permitindo aos utilizadores colocar questões através do microfone do telemóvel.O aplicativo responde também em áudio, através de um mecanismo de leitura da resposta, adequado para português e inglês. Espera-se que, com a efectiva implementação da tecnologia no País, mais línguas sejam integradas na aplicação.