As províncias de Sofala, Inhambane, Niassa e Nampula vão beneficiar de cerca de 1,4 mil milhões de meticais (21 milhões de euros) para programas de boa governação, disponibilizados por parceiros de cooperação europeus, informou esta terça-feira, 21 de Maio, a agência Lusa.
“Estão disponíveis cerca de 21 milhões de euros, destinados ao reforço da capacidade institucional em municípios de quatro províncias do País até ao ano de 2026”, disse Cecília Chamutota, secretária de Estado na província de Sofala, durante a primeira reunião do comité de coordenação do programa de boa governação financeira na cidade da Beira, centro de Moçambique.

A governante avançou que o valor vai beneficiar as províncias de Sofala, Inhambane, Niassa e Nampula, numa parceria co-financiada pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento, embaixada da Suíça em Moçambique e União Europeia.
O programa é implementado em parceria com o Ministério da Administração Estatal e Função Pública, Tribunal Administrativo, Ministério da Economia e Finanças, Ministério da Terra e Ambiente e Associação Nacional de Municípios de Moçambique.
“O Estado reconhece a intervenção como um complemento essencial na materialização dos objectivos da descentralização em curso. Contudo, estamos conscientes que ainda existem desafios a ultrapassar. O êxito contínuo deste processo dependerá do engajamento de todos”, declarou a secretária de Estado.