Os preços do petróleo estão a valorizar esta segunda-feira, 20 de Maio, à boleia de alguma incerteza política por parte de alguns dos maiores produtores mundiais de crude, em particular no Médio Oriente.
Isto depois de o Presidente iraniano Ebrahim Raisi ter morrido num acidente de helicóptero e o príncipe saudita, Mohammed Bin Salman, ter cancelado uma visita ao Japão devido ao estado de saúde incerto do Rei, que deverá ser operado devido a uma inflamação nos pulmões.
O West Texas Intermediate (WTI), benchmark para os Estados Unidos, soma 0,3% para 80,3 dólares por barril. Por seu lado, o Brent do Mar do Norte, crude negociado em Londres e referência para as importações europeias, avança 0,49% para 84,39 dólares.
“O mercado petrolífero permanece em grande parte limitado e, sem um novo catalisador, teremos provavelmente de esperar pela decisão dos níveis de produção da OPEP+ [no dia 1 de Junho] para sair deste intervalo”, afirmou à Reuters Warren Patterson, estratega do ING.
Por outro lado, acrescenta, “o mercado parece cada vez mais insensível aos desenvolvimentos na frente geopolítica, provavelmente devido à grande capacidade de produção disponível da OPEP”.