Os lucros do United Bank for Africa (UBA) em Moçambique situaram-se em 2023, nos 702,8 milhões de meticais, verificando-se um aumento de 62% face aos 434 milhões de meticais contabilizados em 2022, avançou o relatório e contas divulgado nesta quinta-feira (16), pela Lusa.
“O ano de 2023 foi essencialmente marcado pela contínua solidificação da marca do grupo UBA em Moçambique, sendo uma vez mais enfatizado o facto de ser a única subsidiária integral do UBA Plc presente na África Austral e num país lusófono”, sublinhou a entidade.
No documento, a instituição bancaria acrescentou que os resultados positivos foram influenciados pelo crescimento do produto bancário derivado do aumento da carteira de crédito, do aumento dos rendimentos líquidos de serviços e comissões e uma gestão rigorosa dos gastos operacionais.
“O UBA é um dos maiores bancos pan-africanos, a sucursal de Moçambique encerrou as actividades no ano passado, com o activo total a cair ligeiramente, para 9,1 mil milhões de meticais, dos quais 22% referentes à carteira de crédito, enquanto o passivo desceu para 6,1 mil milhões de meticais, dos quais 78% referentes a depósitos de clientes”, reforçou.
Dados do banco central indicam que funcionam em Moçambique 15 bancos comerciais e 12 microbancos, além de cooperativas de crédito e organizações de poupança e crédito, entre outras.