A Deccan Gold Mines (DGML), a única empresa de exploração e extracção mineira da Índia, anunciou nesta terça-feira, 14 de Maio, através de um comunicado, que adquiriu uma participação maioritária em cinco blocos de lítio em Moçambique.
Segundo um artigo publicado no portal de notícias Devdiscourse, esta circunstância coloca a DGML na faixa de pegmatitos (rocha ígnea plutónica ou intrusiva) do Alto Ligonha (província da Zambézia), mundialmente conhecida pelos seus ricos depósitos de pegmatitos de lítio-césio-tântalo (LCT), importantes para a extracção de lítio de minerais.
Os blocos de concessão de minerais críticos foram adquiridos através da Deccan Gold FZCO (DGFZCO), uma empresa detida a 100% pela DGML, nos Emirados Árabes Unidos.
“Numa colaboração estratégica, a DGFZCO criou uma empresa comum com o grupo Magnifica de Moçambique, tirando partido da sua propriedade que tem várias concessões na região”, pode-se ler no comunicado.
O documento explica que a DGFZCO e a Magnifica constituíram a Deccan Gold Mozambique (DGMOZ) este mês, onde terão uma participação maioritária de 51%, com potencial para aumentar para 70% num futuro próximo.
A DGMOZ planeia criar uma unidade de transformação em pequena escala com uma capacidade de 100 toneladas por dia para refinar lítio, tântalo e outros concentrados minerais.
“A DGMOZ libertará sinergias em termos de capacidades a montante e, eventualmente, também a jusante, o que permitirá satisfazer um mercado indiano em expansão”, declarou Hanuma Modali, director-executivo da Deccan Gold Mines.