A degustação de diferentes vinhos pode ser uma experiência sensorial rica e complexa. Mas para alcançar a harmonia perfeita, existe uma ordem de serviço ideal para servir e apreciar cada tipo de vinho.
Também conhecida como “ordem de serviço”, esta prática estabelece princípios a serem seguidos quando se serve mais de um tipo de vinho. O objectivo é proporcionar uma melhor experiência sensorial aos apreciadores.
Na ordem de serviço, começa com os vinhos espumantes secos. De seguida, são servidos os vinhos brancos, a começar pelos mais frescos e sem madeira e, por último, as variedades mais amadeiradas.
Depois de servir os vinhos brancos, é altura de servir os rosés. Por fim, a ordem de serviço termina com os vinhos tintos, proporcionando uma experiência sensorial completa e diversificada aos apreciadores da bebida.
É de salientar que não é necessário misturar os diferentes tipos de vinho numa só ocasião. No entanto, se estiver interessado em experimentar essa variedade, comece por saborear um copo de um tipo mais leve e prove gradualmente os diferentes tipos de vinho.
Neste contexto, também vale muito a pena investir em práticas de harmonização de vinhos, pois isso ajuda a proporcionar uma melhor experiência sensorial aos seus apreciadores.
Vinhos mais leves, por exemplo, podem ser harmonizados com entradas, aperitivos e pratos também mais leves. Já as bebidas mais encorpadas podem ser combinadas com massas, doces, entre outros pratos que possam acompanhar o paladar.
Fonte: NSC Total