A Ernst & Young (EY), em parceria com a Microsoft, está a lançar o curso ‘Green Skills Passport’ (Passaporte de Competências Verdes), um programa inovador destinado a jovens com mais de 16 anos e outros interessados que desejem adquirir competências na área da sustentabilidade, explorando oportunidades de emprego em sectores ambientalmente responsáveis.
O programa, integrado nos projectos de responsabilidade social da EY, visa impactar positivamente a vida de muitos jovens, promovendo a formação em competências ecológicas e sustentáveis, através da plataforma Microsoft Community Training, com acesso através de dispositivos móveis e pela Internet.
Paulo Reis, office managing partner do escritório da EY Moçambique, reitera “o compromisso da consultora e o seu papel enquanto promotora de iniciativas que visam beneficiar directamente a futura geração de trabalho, através do apoio ao desenvolvimento de competências que terão impacto directo na construção de uma sociedade mais sustentável”.
Segundo um comunicado de imprensa da EY, o Green Skills Passport é um curso de cerca de dez horas, que pode ser realizado ao ritmo de cada aluno, a partir de qualquer lugar e a qualquer hora, abordando três módulos principais: sustentabilidade, empreendedorismo e empregabilidade.
A primeira secção fornecerá aos alunos uma visão sobre o que é a sustentabilidade, por que é importante e as oportunidades presentes na crescente economia verde. Integra ainda informação sobre o que são empregos verdes, oportunidades de emprego e as competências e qualificações necessárias.
A segunda categoria apresenta os princípios do empreendedorismo, os comportamentos empresariais e o empreendedorismo ecológico.
Por último, o módulo de empregabilidade fornece conhecimentos sobre as principais e mais amplas competências de empregabilidade necessárias para obter e manter um emprego.
“Este curso é especialmente relevante para jovens com mais de 16 anos, que se encontram fora do sistema de educação e do mercado de trabalho, mas está aberto a todos os interessados em aprender mais sobre empregos verdes e desenvolvimento sustentável. O programa do curso enfatiza a redacção de currículos, preparação para entrevistas e habilidades essenciais para o emprego, além de fornecer uma base sólida em empreendedorismo ecológico. O objectivo é ajudar os jovens a procurar emprego e entrar no mercado de trabalho através do desenvolvimento de competências”, lê-se no comunicado.
Os participantes que concluírem o curso receberão um certificado com a marca EY e Microsoft, valorizando o seu currículo.
Os interessados podem inscrever-se e obter mais informações através do e-mail: mzmarketing@mz.ey.com