Num passo significativo no sentido de estabelecer a liderança da Nigéria no desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) em toda a África, o Governo Federal, através do Ministério das Comunicações, Inovação e Economia Digital, revelou o primeiro Modelo Multilingue de Grande Linguagem (LLM) do país.
O anúncio foi feito pelo ministro das Comunicações, Bosun Tijani, após a conclusão bem-sucedida de um workshop de quatro dias sobre IA, realizado em Abuja.
O LLM foi desenvolvido através de um esforço de colaboração que envolveu uma empresa nigeriana de IA, Awarritech, uma empresa global de tecnologia, DataDotOrg, a Agência Nacional de Desenvolvimento das Tecnologias da Informação (NITDA) e o Centro Nacional de IA e Robótica (NCAIR). Segundo o Tech in Africa, o LLM será treinado em cinco línguas de poucos recursos e em inglês, garantindo uma representação linguística mais forte nos conjuntos de dados existentes para o desenvolvimento de soluções de IA. Além disso, o projecto será apoiado por mais de sete mil bolseiros do programa 3MTT Nigéria (3 Milhões de Talentos Técnicos).
Além do lançamento do LLM, o ministro revelou vários outros desenvolvimentos e parcerias significativos destinados a acelerar o percurso da Nigéria no domínio da Inteligência Artificial. Em primeiro lugar, o projecto inicial da Estratégia Nacional de IA do país foi formulado durante o workshop de co-criação de quatro dias, no qual participaram mais de 120 especialistas em IA. Esta estratégia servirá de roteiro para o desenvolvimento da IA na Nigéria.
Foi ainda anunciada uma parceria entre a 21st Century Technologies (empresa de infra-estruturas digitais que presta serviços de informação, comunicação e tecnologia), a Galaxy Backbone (prestadora de serviços de tecnologias da informação e das comunicações) e a NCAIR Nigéria (um centro de inovação e investigação digital focado na IA, na Robótica, nos Drones, na Internet das Coisas e noutras tecnologias emergentes), com o objectivo de acelerar o desenvolvimento de projectos de IA de interesse nacional. Como parte desta colaboração, a 21st Century Technology está a financiar a aquisição de um conjunto inicial de GPU (Unidade de Processamento Gráfico) para dar início à capacidade de computação nacional, que ficará alojada no Centro de Dados Galaxy Backbone no Território da Capital Federal. Este poder de computação será disponibilizado a investigadores locais, empresas em fase de arranque e entidades governamentais que trabalham em projectos de IA.






























































