O regulador das comunicações em Moçambique anunciou nesta quinta-feira, 2 de Maio, que os serviços de telecomunicações vão ficar mais acessíveis a partir de sábado (5), com a entrada em vigor das tarifas com valores mínimos.
“A intervenção do regulador do sector permitiu baixar significativamente o preço de comunicações telefónicas em Moçambique. O preço médio do serviço de voz baixa de seis meticais por minuto para cinco meticais, o de serviço de dados reduz de 2,30 meticais por megabyte para 1,08 meticais. Já o preço médio de serviço de mensagens baixa de 1,70 meticais para 1,10 meticais”, explicou o PCA do Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM), Tuaha Mote.
O responsável avançou que a redução dos preços visa garantir a todos o acesso aos serviços, sobretudo para a população com baixo poder de compra.
“A missão do INCM, na qualidade de regulador, é garantir a disponibilidade de infra-estruturas, serviços de qualidade, ambiente competitivo e preços acessíveis aos consumidores, visando garantir a estabilidade e sustentabilidade do mercado”, afirmou.
Mote destacou que os novos preços médios surgem para “colocar balizas” para as operadoras que actuam no País, casos da estatal Tmcel e das privadas Vodacom Moçambique e Movitel.
“O mercado de telecomunicações tem balizas e regras, e todos têm de ‘jogar nas balizas’. É do interesse do INCM ver as operadoras a praticar bons preços e a fidelizar clientes com preços atractivos como mecanismo para retê-los”, concluiu.