As bolsas europeias apontam para um arranque na linha de água, antes da divulgação de novos dados económicos na Zona Euro.
Os futuros sobre o Euro Stoxx 50 estão praticamente inalterados.
O Eurostat divulga esta terça-feira, 30 de Abril, a estimativa rápida sobre a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre do ano, tanto na Zona Euro, como na União Europeia. É ainda conhecida a estimativa rápida da inflação em Abril em ambos os blocos.
Na Ásia, a negociação encerrou no verde, com os índices japoneses a comandarem as subidas no regresso do feriado.
Pela China, o Hang Seng, em Hong Kong, somou 0,09%, enquanto o Shanghai Composite deslizou 0,05%, com os índices mistos num dia em que foi conhecido que a produção industrial voltou a acelerar naquele país em Abril.
“Os dados PMI na China solidificam a perspectiva de que o declínio no sector industrial foi travado e está a caminho para uma recuperação gradual”, afirmou Hebe Chen, analista na IG Markets, em declarações à Bloomberg. “A atenção está a mudar para a próxima onda de catalisadores, incluindo os resultados das big tech e a reunião do Comité de Operações em Mercado Aberto (FMOC, na sigla em inglês)”, acrescentou.
No Japão, o Nikkei valorizou 1,24% e o Topix cresceu 2,11%. Já na Coreia do Sul, o Kospi ganhou 0,25%.
As atenções dos investidores viram-se, agora, para mais um encontro do FMOC, que arranca hoje (30) e termina nesta quarta-feira (1). Apesar de ser esperado que a Reserva Federal (Fed) norte-americana mantenha os juros inalterados, as palavras de Jerome Powell, presidente da Fed, serão ouvidas com atenção, na tentativa de perceber quando começará o alívio da política monetária.