O lucro dos três maiores bancos moçambicanos – Banco Comercial e de Investimentos (BCI), o Millennium bim e Standard Bank Moçambique – aumentaram 5,7% em 2023, fixando-se nos 22,7 mil milhões de meticais.
De acordo com um relatório divulgado nesta terça-feira (30), pela Lusa, em 2022, as três entidades somaram um lucro de cerca de 21,5 mil milhões de meticais.
Em termos específicos, o documento explica que o BCI, detido maioritariamente pela Caixa Geral de Depósitos, liderou os lucros no ano passado, com 8,1 mil milhões de meticais, verificando-se um aumento de 1,28% face a 2022.

Já o Standard Bank Moçambique surge no segundo posto entre os lucros de 2023 no sector bancário, com um crescimento de 7,8% face a 2022, para um recorde de 7,3 mil milhões de meticais.
No terceiro lugar encontra-se o Millennium bim cujos lucros cresceram 8,2% em 2023, para 7,2 mil milhões de meticais.

“A tabela de classificação das instituições domésticas conforme a sua importância sistémica, que deve ser divulgada anualmente até 30 de Abril pelo banco central de Moçambique, voltou este ano a colocar os mesmos três bancos no escalão máximo”, destacou o banco central.
Em 2023, o BCI tinha um capital social de 10 mil milhões de meticais, numa estrutura accionista liderada (51%) pela Caixa Participações, do grupo Caixa Geral de Depósitos (CGD), contando ainda com o banco português BPI (35,67%) e directamente pela CGD (10,51%).
Já o Millennium bim contava com um capital social de 4,5 mil milhões de meticais, a maioria detido pelo BCP África (grupo Millennium BCP), com uma participação de 66,69%, seguindo-se o Estado moçambicano com 17,12%, o Instituto Nacional de Segurança Social de Moçambique com 4,95% e a Empresa Moçambicana de Seguros com 4,15%, entre outros accionistas.

O Standard Bank Moçambique é um banco privado constituído em 1967, com sede em Maputo. Tem como empresa-mãe e accionista maioritário o Stanbic Africa Holdings Limited, um banco de investimento constituído no Reino Unido que detém uma participação equivalente a 98,15% do capital social e integralmente detido pelo Standard Bank Group. Os restantes 1,85% do capital da sucursal de Moçambique são detidos por accionistas minoritários.