O director residente do Millennium Challenge Corporation (MCC) – instituição norte-americana que estabelece parcerias com os países em vias de desenvolvimento para promover o crescimento económico –, Kenneth Miller, disse, recentemente, que 13 distritos do litoral das províncias de Sofala, Zambézia e Nampula vão beneficiar do projecto “Comunidades Costeiras Resilientes” cujo objectivo é melhorar as oportunidades económicas.
Segundo um artigo da Rádio Moçambique (RM), tornado público esta segunda-feira (29), o responsável falava durante uma mesa-redonda sobre as alterações climáticas, que juntou o Governo e representantes dos EUA.
Para o efeito, será assinado, a 23 de Maio próximo, em Maputo, um acordo entre as organizações ProAzul, Biofund e Millennium Challenge Corporation para operacionalizar os termos de entendimento.
De acordo com a explicação do órgão, o projecto que terminará em 2027 com um orçamento de 25 milhões de dólares (1,5 mil milhões de meticais) vai formar jovens e mulheres na gestão comunitária de ecossistemas costeiros e marinhos, diversificar os meios de subsistência e melhorar a gestão das pescas.
Na altura, a organização destacou através de um comunicado que a aprovação pelo Conselho de Administração reafirmava o compromisso da MCC de enfrentar directamente os obstáculos ao crescimento económico através de soluções inovadoras.
“Em Moçambique, estamos a implementar um compacto mais virado para o clima – uma combinação de infra-estruturas de transporte resilientes, oportunidades de economia verde e azul e reformas políticas e institucionais para permitir um crescimento mais eficaz e a longo prazo”.
Millennium Challenge Corporation