O TikTok está a preparar-se para lançar uma nova funcionalidade baseada em Inteligência Artificial (IA) num futuro próximo.
De acordo com informações obtidas por um especialista que analisa códigos de aplicativos, apelidado de AssembleDebug na rede social X (ex-Twitter), o Tik Tok está a planear a introdução de uma funcionalidade que permitirá aos utilizadores “clonar” as suas próprias vozes para converter texto em fala nos seus vídeos.
Este mecanismo ainda não foi lançado, mas alguns detalhes são já referidos no código da app da plataforma. Por exemplo, vai ser possível recorrer a texto falado, através da gravação de uma amostra da voz para ser adicionada à biblioteca do serviço e utilizada quando se quiser a narração em alguma produção.
Denominada “Crie a sua voz com IA”, a função já foi testada por Assembledebug, sendo que se encontra ainda numa fase inicial e limitada.
Segundo o site Tudo Celular, os utilizadores serão guiados através de um ecrã que oferecerá instruções sobre como iniciar o processo.
Quanto à questão controversa da partilha de voz e preocupações de segurança, parece que o TikTok está a considerar uma opção para os utilizadores removerem as suas vozes após a criação.
Uma vez disponível, a funcionalidade permitirá que os usuários forneçam texto no ecrã para que o TikTok possa começar a reconhecer a voz. Uma vez adicionada à biblioteca, a voz pode ser utilizada não só pelo criador, mas também por outros utilizadores. O mecanismo de clonagem de voz só será solicitado uma vez, com a opção de voltar a gravar, se necessário.