O Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID) vai disponibilizar um total de 19,5 milhões de dólares (1,2 mil milhões de meticais) para impulsionar o sector da educação, mais concretamente o ensino secundário na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique.
O acordo de financiamento foi ratificado nesta terça-feira (23) pelo Governo, durante a 12.ª sessão do Conselho de Ministros.
“Foi aprovada a resolução que ratifica o Acordo de Crédito celebrado entre o Governo da República de Moçambique e o Banco Islâmico de Desenvolvimento, no dia 28 de Dezembro de 2023, para o financiamento ao projecto de apoio ao ensino secundário no distrito de Mueda”, avança o Executivo.
De acordo com um documento divulgado pela Lusa, o BID referiu que pretende apoiar o Governo na missão de proporcionar ensino primário e secundário universal a todas as crianças, operando como um parceiro crucial neste esforço, “capacitando inúmeras mentes jovens através da melhoria do acesso ao ensino secundário de qualidade nos últimos anos”.
“Um desafio fundamental para o ensino secundário em Moçambique foi a incapacidade de atrair raparigas para as ciências”, explicou o coordenador do projecto do BID, Pedro João Chale, citado no mesmo documento.
“Este obstáculo reflecte apenas uma face de uma questão complexa. Em 2002, a taxa bruta de escolarização do País nos níveis secundários inferior e superior era de apenas 8% e 2%, respectivamente, com as raparigas particularmente sub-representadas”, secundou.