O Grupo MTN, empresa de telecomunicações da África do Sul, e a Huawei, empresa multinacional de equipamentos para redes e telecomunicações na China, lançaram oficialmente o Laboratório de Inovação Tecnológica na sede do Grupo MTN, anunciando uma nova era de colaboração no mundo digital.
Este empreendimento, revelado pela primeira vez durante o MWC 2024 (feira anual para a indústria das comunicações móveis) com a assinatura de um Memorando de Entendimento, sinaliza um movimento estratégico para aprofundar a sua parceria, impulsionando a transformação digital e o desenvolvimento sustentável em toda a África.
Segundo o portal Innovation Village, o Laboratório de Inovação Tecnológica visa revolucionar o progresso digital em África, promovendo a colaboração inter-regional. Tem como objectivo revigorar o ecossistema digital do continente, acelerando o desenvolvimento, a implementação e a adopção de soluções inovadoras de ponta. Esta iniciativa reflecte a transição da MTN, de um operador de telecomunicações tradicional para um fornecedor de serviços tecnológicos abrangentes. O laboratório centrar-se-á em áreas críticas como as tecnologias 5G e 5G-A, a Inteligência Artificial (IA), a análise de grandes volumes de dados, a computação em nuvem, a FTTH (tecnologia de interligação de residências através de fibra óptica para o fornecimento de serviços de TV digital, rádio digital, acesso à Internet e Telefonia com melhor qualidade, menos interferência e menor perda), a automação e os serviços financeiros digitais – todos componentes essenciais para o futuro digital de África.
Durante o evento de lançamento, os visitantes foram brindados com demonstrações de casos de uso de tecnologia de classe mundial em Redes, Fintech, Tecnologia da Informação (TI) e Segurança (SI).
“Este laboratório demonstra ainda mais o nosso compromisso em desenvolver soluções relevantes, sustentáveis e transformadoras concebidas especificamente para o contexto africano, e significa um investimento estratégico no futuro do continente – trata-se de soluções nascidas em África e para a África. Irá catalisar o crescimento da economia digital, promovendo a inovação e gerando oportunidades duradouras para capacitar as comunidades e promover o desenvolvimento do continente ”, afirmou Ralph Mupita, presidente e director executivo do Grupo MTN.
“O Laboratório de Inovação Tecnológica é mais do que apenas um centro de tecnologia; é uma plataforma de colaboração, demonstrando as nossas capacidades tecnológicas resultantes do investimento contínuo feito pela MTN durante os últimos 30 anos. É um espaço onde as melhores mentes podem reunir-se, compartilhar ideias e ultrapassar os limites do que é possível. Ao trabalharmos em estreita colaboração, podemos aproveitar os pontos fortes uns dos outros e o brilhantismo colectivo dos inovadores de África, para criar soluções que transformarão vidas. Este espírito colaborativo é o que irá desbloquear o verdadeiro potencial deste laboratório”, enfatizou Mazen Mroué, director de Tecnologia e Informação do Grupo MTN.
“Colaboraremos com a MTN para criar produtos e soluções líderes para o mercado africano e, juntos, exploraremos novos modelos de negócios para liderar o avanço da indústria. Acreditamos que a criação do laboratório de inovação irá acelerar o desenvolvimento da economia digital de África e construir um continente africano mais próspero e sustentável”, declarou Cao Ming, presidente da área de soluções sem fios da Huawei.
Segundo o Innovation Village, esta iniciativa promete uma inovação sem paralelo, inclusão digital e progresso económico, moldando um futuro melhor para o continente.