As empresas japonesas estão a reconhecer, cada vez mais, o potencial do continente africano enquanto centro de investimento, particularmente nos sectores mineiro e energético. Com os vastos recursos naturais inexplorados de África, não é de surpreender que os investidores japoneses procurem explorar este potencial. De acordo com a Organização do Comércio Externo do Japão (JETRO), o investimento japonês tem vindo a aumentar de forma constante, como se verifica pelo aumento do número de empresas a operar no continente, de 520 em 2010 para 900 em 2021.
Veja as cinco principais empresas japonesas que investem em África.
1. Mitsui & Co., Ltd.
A Mitsui & Co., Ltd. é uma importante empresa comercial japonesa que investe em África há mais de 50 anos. Tem uma carteira diversificada de investimentos em vários sectores, incluindo no de Minas, Energia e Infra-estruturas, e investiu em vários projectos, incluindo no desenvolvimento do Mozambique LNG.
2. Sumitomo Corporation
A Sumitomo Corporation é uma empresa global de comércio e investimento que tem estado activa em África há mais de 60 anos. A companhia tem uma forte presença no sector mineiro, com interesses em vários projectos, incluindo no desenvolvimento da mina de níquel Ambatovy em Madagáscar e na expansão da mina de ouro Sadiola no Mali.
3. Corporação Mitsubishi
A Mitsubishi Corporation investe em África há mais de 60 anos, detendo uma carteira diversificada de investimentos em vários sectores, incluindo no de Minas, Energia e Infra-estruturas. É uma empresa global integrada que tem investido em vários projectos no continente africano, incluindo no desenvolvimento do Coral South Floating LNG em Moçambique e na expansão da mina de minério de ferro de Zanaga na República do Congo.
4. Toyota Tsusho Corporation
A Toyota Tsusho Corporation é uma empresa comercial que faz parte do Grupo Toyota. A sociedade investe em África há mais de 50 anos, com uma forte presença no sector automóvel, tendo já investido também no desenvolvimento da sua fábrica de montagem no Quénia e na expansão do negócio de distribuição de veículos da empresa no Zimbabué.
5. Kepple Africa Ventures
A Kepple Africa Ventures é uma empresa de capital de risco que tem vindo a investir em empresas africanas em fase de arranque desde 2015. Tem um forte enfoque no investimento em empresas de base tecnológica que abordam desafios sociais e económicos, e investiu já na Flutterwave, uma empresa nigeriana de fintech, e na Jumia, uma plataforma queniana de comércio electrónico.
O veredicto
As empresas japonesas continuam a investir em África, com destaque para os sectores mineiro e energético. Segundo a Organização de Comércio Externo do Japão (JETRO), o investimento japonês no continente atingiu um recorde de 3,1 mil milhões de dólares em 2021, acima dos 2,6 mil milhões de dólares em 2020.
Com os vastos recursos naturais inexplorados de África e o crescente mercado consumidor, o investimento japonês no continente irá provavelmente continuar a crescer nos próximos anos.
Fonte: Further Africa