O queijo é uma excelente fonte de nutrientes, nomeadamente a proteína e o cálcio, ajudando a saciar e ao correcto funcionamento do organismo, como revela o portal Sapo.
Devido à sua riqueza nutricional, este alimento apresenta muitos contributos para a saúde, em particular a nível ósseo e muscular. É, por isso, um bom alimento a ser incluído num plano de alimentação saudável, variado e equilibrado.
O consumo de alimentos ricos em cálcio, como é o caso do queijo, é fundamental para a obtenção das necessidades deste nutriente, manifestando efeitos positivos em doenças como a osteoporose ou de outras doenças ósseas. Para além disso, ajuda a manter os dentes saudáveis e fortes.
A riqueza dos queijos em probióticos contribui para um bom funcionamento e regulação da flora intestinal. Deste modo, o seu consumo moderado favorece a prevenção de problemas como a “prisão de ventre”, excesso de gases ou diarreia.
É frequentemente utilizado em entradas de refeição, num prato principal ou no final, e em sobremesas, podendo ser também consumido isoladamente como snack entre as refeições principais. E tem a capacidade de satisfazer todos os gostos, desde os paladares mais suaves aos mais intensos, dos mais pequenos aos mais adultos.
Todos os queijos podem fazer parte da dieta de qualquer pessoa, a não ser que seja intolerante ou alérgica, mas é essencial escolher e equilibrar o consumo de cada um deles para um estilo de vida saudável.